RECATEGORIZAÇÃO E ARGUMENTATIVIDADE:

UM OLHAR SOBRE REDES REFERENCIAIS EM GÊNERO ACADÊMICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v11i4.494

Palabras clave:

Recategorização Referencial. Rede Referencial. Argumentação. Monografia.

Resumen

As reflexões mais recentes sobre os processos referenciais recategorizadores têm reforçado a sua dinamicidade e evidenciado a relevância discursiva que apresentam para a composição de variados gêneros. Nesse sentido, a força argumentativa dessas construções anafóricas para o texto mobiliza estudos como este, que procuram numa teoria da argumentação um reforço para a compreensão do fenômeno da recategorização também por essa dimensão. Dessa maneira, objetiva-se com esta abordagem analisar redes referenciais em seções de Análise dos Resultados de monografias, considerando a ocorrência de recategorizações em movimentos retórico-composicionais de traços argumentativos presentes nesses textos. A discussão proposta neste artigo baseia-se nas contribuições de Amossy (2018, 2020), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante e Brito (2016), Cavalcante et alli (2020), Matos (2018), Motta-Roth e Hendges (2010) e é resultante da análise de duas seções reservadas à discussão dos resultados de estudos de caso. Pelo empreendimento, reitera-se o efeito que o teor subjetivo de construções recategorizadoras, que expressem interpretação ou juízo de valor de quem escreve, impacta na dimensão argumentativa do texto e, consequentemente, na efetividade do propósito enunciativo esperado para o gênero acadêmico.

 

Biografía del autor/a

Kelli Roberta de Souza Soares Luz Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS, Universidade de Pernambuco-UPE (2018). Especialista em Língua Portuguesa pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, 2002. Licenciada em Letras pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, em 2000. Professora do Governo do Estado de Pernambuco, das áreas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, atuando nas áreas Língua Portuguesa e Literatura Brasileira desde 1997. Professora de Educação Infantil do Município de Floresta, de 1998 a 2007. Coordenadora Pedagógica atuando na formação de docentes da rede municipal de Floresta-PE, de 2000 a 2007.

Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2001), especialização em Linguística Aplicada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em Estudos da Linguagem, com área de concentração em Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL), Mestrado Acadêmico e Doutorado. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística textual, referenciação, crítica genética, reescrita, livro didático, produção textual.

Citas

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Publicado

2022-12-30

Cómo citar

de Souza Soares Luz Gomes, K. R., & de Morais Diógenes Bezerra, L. . (2022). RECATEGORIZAÇÃO E ARGUMENTATIVIDADE: : UM OLHAR SOBRE REDES REFERENCIAIS EM GÊNERO ACADÊMICO. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 11(4), 13–35. https://doi.org/10.47295/mren.v11i4.494