SER PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DOS ESTAGIÁRIOS
O QUE AS IMAGENS NOS REVELAM?
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v11i3.307Palabras clave:
Ser Professor de Português. Semiótica Visual. Imagens.Resumen
O presente artigo tem por objetivo compreender como o aluno, que cursa a licenciatura de Letras e realizando seu estágio supervisionado obrigatório, vê o professor de língua portuguesa, ou seja, qual a imagem que ele tem de ser professor. Em vista disso, solicitamos a alunos de duas universidades públicas de duas regiões do país que reproduzissem essa imagem por meio de um desenho. Assim, lançando mão do arcabouço teórico da análise semiótica de linha francesa (GREIMAS; COURTÉS, [s.d.], 1970, 1974, 1984) e da Semiótica do Visual (FLOCH, 1985, 1991, 1997), selecionamos quatro desenhos entre os que formaram o corpus da pesquisa para analisarmos. Após as análises, pudemos constatar que as representações imagéticas desses alunos variaram entre a figura de ser super-herói, de ser mestre e a do profissional desvalorizado socialmente.
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