SER PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DOS ESTAGIÁRIOS

O QUE AS IMAGENS NOS REVELAM?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v11i3.307

Keywords:

Be a Portuguese Teacher. Visual Semiotics. Images.

Abstract

This article aims to understand how the student, who attends the degree in Letters and carrying out his mandatory supervised internship, sees the Portuguese language teacher, that is, what image he has of being a teacher. In view of this, we asked students from two public universities in two regions of the country to reproduce this image through a drawing. Thus, using the theoretical framework of French semiotic analysis (GREIMAS; COURTÉS, [s.d.], 1970, 1974, 1984) and Visual Semiotics (FLOCH, 1985, 1991, 1997), we selected four drawings among those that formed the research corpus to analyze. After the analyses, we could see that the imagery representations of these students varied between the figure of being a superhero, of being a teacher and that of the socially devalued professional.

Author Biographies

José Marcos Ernesto Santana de França, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pós-doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), professor assistente de Língua Portuguesa do Departamento de Línguas e Literaturas e professor permanante do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro dos grupos de pesquisa DISCULTI/URCA e GERLIT/UFC.

Cláudia Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Letras/Filologia e Linguística Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Docente do Departamento de Letras Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Líder do grupo de pesquisa Estudos Interdisciplinares de Língua, Literatura e Ensino e membro do grupo GERLIT.

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Letras/Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas) e pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora associada do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do grupo de pesquisa GERLIT.

References

ARANHA, A. V. S.; SOUZA, J. V. A. As licenciaturas na atualidade: nova crise? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 69-86, out./dez. 2013.

BARROS, D. L. P. Texto e imagem. Linguagens – Revista da Regional Sul, Porto Alegre, n. 1., 1986. p. 29-38.

BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1990.

CITELLI, A. Inflexões educomunicativas. Comunicação & Educação, Ano XVII, número 1, p. 7-12, jan/jun 2012.

FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.

FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. São Paulo: EDUSP, 1989.

FLOCH, J.-M. Petites mythologies de l’oiel et l’espirit: pour une sémiotique plastique. Paris: Hadés-Benjamins, 1985.

FLOCH, J.-M. Sémiotique, marketing et communication: sous les signes, les stratégies. Paris: Presses Universitaires de France, 1991.

FLOCH, J-M. Identités visuelles. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.

GREIMAS, A. J. Du sens. vol. 1. Paris: Seuil, 1970. (tr. Port. Sobre o sentido. Petrópolis, Vozes, 1974).

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010.

GREIMAS, A. J. Semiótica figurativa e semiótica plástica. In: Significação – Revista Brasileira de Semiótica, n. 4. Araraquara, 1984. p. 18-46.

GREIMAS, A. J.; COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. Trad. do francês por: Alceu Dias et al. São Paulo: Cultrix, [s.d].

GROUPE DÉNTREVERNES. Analyse sémiotique des textes. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1985.

HJELMSLEV, L. Prolégomènes à une théorie du langage. Paris: Minuit, 1971.

LOUZANO, P.; ROCHA, V.; MORICONI, G. M.; OLIVEIRA, R. P. Quem quer ser professor? Atratividade, seleção e formação docente no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 21, n. 47, p. 543-568, set./dez. 2010.

MATENCIO, M. L. M. Gêneros discursivos na formação de professores: reflexões sobre a construção de saberes e o processo de letramento. In: GIL, G.; ABRAHÃO, M. H. V. (orgs.). A formação do professor de línguas: os desafios do formador. Florianópolis: UFSC, 2007.

SAITO, C. L. N. Nas teias do sentido do Homem Aranha II: um estudo do gênero discursivo “adaptação oficial de filme em quadrinhos”. 2007. 217 f. Tese (Doutorado em Linguística e Filologia de Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras de Assis - Universidade Estadual Paulista. Assis, 2007.

Published

2022-09-29

How to Cite

de França, J. M. E. S., Nascimento, C. L. ., & Ribeiro, P. B. (2022). SER PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DOS ESTAGIÁRIOS: O QUE AS IMAGENS NOS REVELAM?. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 11(3), 15–33. https://doi.org/10.47295/mren.v11i3.307