A IMPORTÂNCIA DO LATIM NA ATUALIDADE

UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE LETRAS DA URCA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v13i3.1900

Palabras clave:

Língua latina. Ensino. Formação acadêmica.

Resumen

Este artigo investiga a percepção dos alunos do 4º semestre do Curso de Letras, da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Campus Cariri de Missão Velha, em relação a importância do latim para a formação acadêmica. Para isso, delimitamos os seguintes objetivos: propor um curso para ampliar os conhecimentos dos discentes; solicitar da turma uma produção textual, especialmente, porque eles já cursaram as disciplinas de língua latina I e II; tratar da importância do estudo do latim para a formação acadêmica do estudante de Letras. Os principais autores consultados foram os seguintes: Amarante (2013, 2017), Ernesto Faria (1941), Leni Ribeiro (2014a, 2014b), Coutinho (1978), além da legislação brasileira, como a Lei Capanema (Brasil, 1942); 1ª LDB (1961) e 2ª LDB (1996). Trata-se de uma pesquisa é bibliográfica, embasada na leitura de textos acadêmicos, e, também, qualitativa, pois foram analisadas produções textuais escritas pelos universitários, o que permitiu o estudo fazer uma análise da importância dessa língua sob a perspectiva dos alunos.

Biografía del autor/a

Adílio Junior de Souza, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Doutor e mestre em Linguística (Proling/UFPB, 2015-2020). É Professor Assistente de Língua Latina e História da Língua Portuguesa no Curso de Letras da URCA, campus Cariri, Missão Velha - CE. Participa do Projeto de Pesquisa Linguística do Discurso (PPGL/URCA), Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de Base (TLB/UFPB) e Grupo de Estudos de Língua Latina de Manaus (GELLAMA/UFAM). É membro da Associação Brasileira de Professores de Latim (ABPL). Desenvolve pesquisas em Linguística, Filologia e Língua Latina. É autor/coautor de artigos e capítulos em periódicos e em livros na área da Linguística, Literatura e Filologia. 

Cicera Viviany Samara da Silva Monteiro, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Possui Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FATEC-2021), graduada em Pedagogia (FATEC-2018) e graduanda em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus Cariri, Missão Velha. Participa do Grupo de Estudos de Literatura Clássica (GELIC/URCA/UFAM). Professora da E. E. F. Major Joaquim Antônio Furtado e da E. E. I. E.F. M. Pe. Argemiro Rolim de Oliveira, na cidade de Mauriti - CE.

Citas

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática latina: curso único e completo. São Paulo: Saraiva, 2011.

AMARANTE, José. O latim no Brasil após a segunda metade do século XX e a emergência de novos materiais didáticos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. Disponível em: https://digitalis-dsp.uc.pt/jspui/handle/10316.2/42971. Acesso em: 10 abr. 2024.

AMARANTE, José. Latinĭtas: leitura de textos em língua latina. Elegias, poesia épica, odes. Salvador: EDUFBA, 2015. Disponível em: https://www.latinitasbrasil.org/materiais. Acesso em: 13 set. 2024.

AMARANTE, José. O latim no Brasil na primeira metade do século XX: entre leis, discursos e disputas, uma disciplina em permanência. PhaoS, [S. l.], v. 13, p. 37-61, 2013. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/phaos/article/view/4597/5082. Acesso em: 1 set. 2024.

BRASIL. Decreto nº 3.251, de 8 de abril de 1899. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1899]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-3251-8-abril-1899-524821-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 13 jul. 2024.

BRASIL. Decreto nº 8.660, de 5 de abril de 1911. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1911]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-8660-5-abril-1911-510155-republicacao-101771-pe.html. Acesso em: 15 jul. 2024.

BRASIL. Decreto nº 11.530, de 18 de março de 1915. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1915]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11530-18-marco-1915-522019-republicacao-97760-pe.html. Acesso em: 12 ago. 2024.

BRASIL. Decreto nº 16.782, de 13 de janeiro de 1925. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1925]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1920-1929/decreto-16782-a-13-janeiro-1925-517461-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 16 ago. 2024.

BRASIL. Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1931]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso em: 10 ago. 2024.

BRASIL. Decreto nº 4244, de 9 de abril de 1942. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1942]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 25 ago. 2024.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1971]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 23 ago. 2024.

BRASIL. Decreto nº 91.372, de 26 de junho de 1985. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1985]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-91372-26-junho-1985-441227-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 12 ago. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1961]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html/. Acesso em: 12 ago. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, [1996]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 12 ago. 2024.

BUSARELLO, Raulino. Dicionário básico latino-português. Florianópolis: Ed. UFSC, 2003.

COSTA, Francisco Adamy Pereira; COSTA, Francisca Ayanny Pereira. O ensino de latim na universidade e o papel do docente. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 5, n. 1, p. 04-19, jan./abr. 2016. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/1070/888. Acesso em: 10 set. 2024.

COUTINHO, Ismael. Pontos da Gramática histórica. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.

FARIA, Ernesto. O latim e a cultura contemporânea. Rio de Janeiro: F. Griguiet & Cia, 1941.

FERNANDES, Walter. Segredos do Império Romano. São Paulo: Camelot Editora, 2022.

FUNARI, Pedro Paulo. A vida quotidiana na Roma antiga. São Paulo: Annablume, 2003.

GARCIA, Janete Melasso. Introdução e teoria e prática do latim. Brasília: Ed. UnB, 2008.

GARCIA, Janete Melasso; OTTONI DE CASTRO, Jane Adriana Ramos. Dicionário gramatical de latim: nível básico. Brasília: Editora da UnB/Ed. Plano Ltda, 2010.

GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. Língua Latina. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2007.

HECK, Maria Regina Diniz. O ensino do latim no Brasil: objetivos, método e tradição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Ed., 2020.

JONES, Peter V.; SIDWELL, Keith. C. Aprendendo latim: textos, gramática, vocabulário, exercícios; tradução e supervisão técnica Isabella Tardin Cardoso, Paulo Sergio de Vasconcellos; revisão técnica Alessandro Rolim de Moura. São Paulo: Odysseus Editora, 2012.

LEITE, Leni Ribeiro; CASTRO, Marihá Barbosa e. O ensino de língua latina no Brasil: percursos e perspectivas. Clássica – Revista Brasileira de Estudos Clássicos, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 53-77, dez. 2014a. Disponível em: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/226. Acesso em: 10 set. 2024.

LEITE, Leni Ribeiro; CASTRO, Marihá Barbosa e. O ensino de língua latina na universidade brasileira e sua contribuição para a formação do graduando em Letras. Organon, Porto Alegre, v. 29, n. 56, p. 223-244, jan./jun. 2014b. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/43622. Acesso em: 10 set. 2024.

ØRBERG, Hans H. Lingua latina per se illustrata – Pars I: Familia Romana. Newburyport: Focus Publishing, 2003.

SUETÔNIO. A vida dos doze Césares: Júlio César, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Óton, Vitélio, Vespasiano, Tito, Domiciano. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2012. Disponível em: https://livraria.senado.leg.br/a-vida-dos-doze-cesares. Acesso em: 10 set. 2024.

TUFFANI, Eduardo. Repertório Brasileiro de Língua e Literatura Latina (1830-1996). Cotia: Ibis, 2006.

SÁ, Michele Eduarda Brasil de. Latim: língua e cultura. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019.

XXX. Manual básico de pronúncias do Latim. 2.ed. João Pessoa: Ideia, 2019.

WILLEKE, Venâncio. O Primeiro Sacerdote do Brasil: Frei Henrique de Coimbra, O.F.M. Revista Eclesiástica Brasileira, vol. 35, n. 139, p. 562–575, 1975. Disponível em: https://www.riefbr.net.br/sites/default/files/cat_refbibliografica/files/artigo_willeke_v_1975_o_primeiro_sacerdote_do_brasil_-_fr_henrique_de_coimbra_ofm.pdf. Acesso em 10 set. 2024.

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Souza, A. J. de ., & Monteiro, C. V. S. da S. . (2024). A IMPORTÂNCIA DO LATIM NA ATUALIDADE: UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE LETRAS DA URCA. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 13(3), 96–119. https://doi.org/10.47295/mren.v13i3.1900