O COCO DOS BICHOS

IDENTIDADES E DESSEMELHANÇAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v13i4.1829

Palabras clave:

Cocos dos bichos. Tradição. Gerações. Cultura.

Resumen

A região Nordeste do país abriga uma vasta quantidade de cultura, costumes e tradições que são transmitidos pelos mais velhos para as gerações atuais, contribuindo assim como uma rica fonte de estudos e pesquisas. Este estudo se concentra não apenas na pesquisa sobre o coco e sua origem, mas também na abordagem específica dos Cocos dos Bichos, destacando seu impacto histórico e seus aspectos musicais. Tais cocos se destacam pela variedade rítmica e composicional, mesmo girando em torno de um mesmo mote fixo: a ordem dos bichos no popular jogo de apostas. A pesquisa pretende, além de propor análises de cada uma das formas coletadas e de sua comparação com o registro feito por Mário de Andrade em Os Cocos, avançar considerações que entrelaçam cada variante ao seu contexto de circulação e de performatividade artística. Entre os aspectos que mais contribuem para a variação desses cocos, encontra-se, sem dúvida, o desafio de entender as dinâmicas próprias de sua transmissão em cadeias geracionais distintas, de modo a aprofundarmos a reflexão sobre esse aspecto, costumeiramente negligenciado nos estudos que tratam do tema.

Biografía del autor/a

José Itallo Vieira Costa, Universidade Regional do Cariri

Atualmente é bolsista de IC junto ao projeto POÉTICAS ORAIS DO CARIRI: OS CANTOS DANÇADOS DA TRADIÇÃO NEGRA, (FUNCAP -Processo BP5-0197-00210.01.01/23) da Universidade Regional do Cariri, sob orientação do professor Edson Soares Martins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Literatura Oral Popular.

Matheus Simplicio Ribeiro da Silva, Universidade Regional do Cariri

Atualmente é bolsista de IC junto ao projeto POÉTICAS ORAIS DO CARIRI: OS CANTOS DANÇADOS DA TRADIÇÃO NEGRA, (FUNCAP -Processo BP5-0197-00210.01.01/23) da Universidade Regional do Cariri, sob orientação do professor Edson Soares Martins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Literatura Oral Popular. 

Citas

Episódio 3: Os Cocos 1829 – 1998. [Locução de]: Rodrigo Caçapa. Apresentador: Rodrigo Caçapa et al. São Paulo: Rádio Batuta, 28 jun. 2022. Podcast (Música Negra do Brasil). Disponível em: https://open.spotify.com/episode/3xkKnGE0f79zstNttMcN3a?si=727cb06b455b4513.

Andrade, Mário de. Os Cocos ([1922] 2002). Editora Garnier, 2002.

CARNEIRO, Edison. Folclore do negro. Revista Brasileira de Folclore. Rio de Janeiro, CDFB/MEC. v. 1, p. 28-37. 1961.

DE ARAÚJO, Ridalvo Felix. Na batida do corpo, na pisada do cantá: inscrições poéticas no coco cearense e candombe mineiro. 2013.

JUPIARA, Aloy; OTÁVIO, Chico. Os porões da contravenção: jogo do bicho e ditadura militar: a história da aliança que profissionalizou o crime organizado. Rio de Janeiro: Record, 2015, p. 7.

FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO. Projeto de Digitalização da Fundação Joaquim Nabuco. Disponível em: <http://digitalizacao.fundaj.gov.br/fundaj2/modules/busca/listar_projeto.php?cod=12>. Acesso em: 30 abr: 2024.

SOARES, Igor de Menezes; SILVA, Ítala Byanca Moraes da. CULTURA, POLÍTICA E IDENTIDADES: CEARÁ EM PERSPECTIVA * VOLUME II. Fortaleza, Iphan-Ce, 2017.

CARNEIRO, Edison. A sabedoria popular. Rio de Janeiro: MEC/INL. 1957. p. 65-87.

MACIEL, Maria Esther. Animalidades Zooliteratura e os Limites dos Humanos. São Paulo: Editora Instante, 2023, p. 10.

Publicado

2024-11-14

Cómo citar

Costa, J. I. V., & Silva, M. S. R. da. (2024). O COCO DOS BICHOS: IDENTIDADES E DESSEMELHANÇAS. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 13(4), 72–83. https://doi.org/10.47295/mren.v13i4.1829