MEU MACHADO
ARQUITETURA DAS VARIAÇÕES DE UM COCO NO CARIRI CEARENSE
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v13i4.1840Palavras-chave:
Coco, Tradição, VariaçõesResumo
Nesse artigo exploramos a diversidade cultural e poética dos cocos no Cariri cearense, suas variantes e como elas se comportam na construção de um repertório. Utilizando o coco "Meu Machado" como estudo de caso, investigamos as variações presentes nos repertórios individuais e comunitários de cantadores como Dona Naninha, Seu Ciro e Dona Maria. O estudo analisa a tradição oral e a forma como os cantadores de coco preservam e adaptam suas performances ao longo do tempo. Destacamos a complexidade das variações nas composições dos cocos, que refletem as experiências e influências regionais de cada cantador. Discutimos também como essas variações não só enriquecem a cultura popular, mas também desafiam a noção de autoria dos cocos.
Referências
ARAÚJO, Ridalvo Felix de. Na batida do corpo, na pisada do cantá: inscrições poéticas no coco cearense e candombe mineiro. 2013. Dissertação (Mestrado em letras) - Universidade federal de minas gerais, Belo Horizonte, 2013.
DERIVE, Jean. Literarização da oralidade, oralização da literatura. Labed - Laboratório de Edição – FALE/UFMG, 12 dez. 2020. Disponível em: <https://labed-letras-ufmg.com.br/publicacoes/literarizacao-da-oralidade-oralizacao-da-literatura/>. Acesso em: 31 jul. 2024.
MARTINS, Edson Soares. Repertório dos Cocos do Cariri cearense. [Inédito].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Matheus Simplicio Ribeiro da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).