PROPOSTA DE ATIVIDADE COM TECNOGÊNERO CARTA ABERTA À LUZ DA SEMIOLINGUÍSTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v14i3.1756

Palabras clave:

Semiolinguística, Argumentação, Tecnogênero, Ensino, Carta aberta

Resumen

Pensando em contribuir para um alinhamento entre teorias linguísticas e práticas pedagógicas em sala de aula e contribuir para a práxis do professor da educação básica, o presente artigo tem por objetivo a proposição de uma atividade de leitura e produção de textos para alunos do nível médio por meio da qual se possam trabalhar habilidades propostas pela BNCC que levem em consideração a argumentação. Para isso, utilizamos os pressupostos da Semiolinguística acerca do modo de organização argumentativo, aplicados ao gênero carta aberta tecendo uma relação entre o modelo tradicional do gênero e o tecnogênero dentro do ecossistema do Instagram. Como aporte teórico utilizaremos Charaudeau (2019, 2016, 2010, 2001), Paveau (2021) e Ross, Arnemann e Albiero (2021) e a BNCC (2018).

Biografía del autor/a

Fabiola Nunes Tavares, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal o Ceará - UFC e professora de Língua Portuguesa da SEDUC (Secretaria de Educação Básica do Ceará). Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2017), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2008), Licenciatura em Letras/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2008) e Tecnológico em Gestão em Empreendimentos Turísticos pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2005). Experiência na área de Coordenação Pedagógica, Formação de Professores, Ensino de Língua Portuguesa e Tutoria EaD.

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1989), Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1993), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora Titular da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/PPGLin/UFC. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística de Texto e análise do discurso, atuando principalmente em análise de gêneros, gêneros promocionais e nas estratégias de construção dos sentidos do texto: referenciação, intertextualidade, interdiscursividade, argumentação e multimodalidade. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação e da Academia Cearense da Língua Portuguesa - ACLP, ocupando a cadeira 13, desde 2017.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2019.

CHARAUDEAU, P. A argumentação em uma problemática de influência. REVEL, edição especial, vol. 14, n. 12, 2016. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/A-ARGUMENTACAO-EM-UMA-PROBLEMATICA.html. Acesso em: 17 jun 2023.

CHARAUDEAU, P. Uma problemática comunicacional dos gêneros discursivos.

Revista Signos, vol. 43, PUC, Valparaiso, 2010, 2010. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-problematica-comunicacional.html. Acesso em: 17 jun 2023.

CHARAUDEAU, P. De l’argumentation entre les visées d’influence de la situation de communication. In: Argumentation, Manipulation, Persuasion, L’Harmattan, Paris, 2007. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/De-l-argumentation-entre-les.html. Acesso em: 10 jun 2023.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lúcia; MELLO, Renato de (Orgs.). Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, 2001, p. 23-38.

CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional In: PIETROLUONGO, Márcia. (Org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 309-326, 2009.

CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M.A.L; GAVAZZI, S. (Orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html. Acesso em: 02 jun 2023.

COPERVES. GÊNEROS TEXTUAIS na prova de redação – Videoaula sobre Carta Aberta. Produção de Cristiane COPERVES. Brasil: COPERVES (59 min), 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Uxcz3-wyyb4. Acesso em: 24 jun. 2023.

LEITE, A.M.D.C. Cadeias referenciais em textos do gênero carta aberta: um projeto didático para a educação de jovens e adultos. 2014. Tese. Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/MGSS-9PENST. Acesso em: 24 jun 2023.

MACHADO, I. L. Uma teoria de análise do discurso: a Semiolinguística. In: In: MARI, H. et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso - FALE/UFMG, 2001.

PAIVA, V. L. M. D. O. E. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

PAVEAU, M. Análise do discurso digital. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

REBELLO, I.. A Semiolinguística vai para a escola. In: XAVIER, Glayci; RABELLO, Ilana; MONNERAT, Rosane (Orgs). Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p. 15-39.

ROSS, H.S; ARNEMANN, A. R.ALBIERO, M.P. Carta aberta na escola: um olhar a partir da concepção do gênero e da progressão tópica. Revista Desenredo, n. 17(2), 2021. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/12621/114116028. Acesso em: 24 jun 2023.

SOUZA, W. E. D. Retórica, Argumentação e Discurso. In: MARI, H. et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso - FALE/UFMG, 2001.

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Tavares, F. N., & Sousa, M. M. F. de. (2024). PROPOSTA DE ATIVIDADE COM TECNOGÊNERO CARTA ABERTA À LUZ DA SEMIOLINGUÍSTICA. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 13(3), 28–44. https://doi.org/10.47295/mren.v14i3.1756