PROPOSTA DE ATIVIDADE COM TECNOGÊNERO CARTA ABERTA À LUZ DA SEMIOLINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v14i3.1756Keywords:
Semiolinguística, Argumentação, Tecnogênero, Ensino, Carta abertaAbstract
Thinking about contributing to an alignment between linguistic theories and pedagogical practices in the classroom and contributing to the praxis of basic education teachers, this article aims to propose a reading and text production activity for high school students by through which skills proposed by BNCC that take argumentation into consideration can be worked on. To do this, we use the assumptions of Semiolinguistics about the argumentative mode of organization, applied to the open letter genre, weaving a relationship between the traditional model of the genre and the technogenre within the Instagram ecosystem. As a theoretical contribution we will use Charaudeau (2019, 2016, 2010, 2001), Paveau (2021) and Ross, Arnemann and Albiero (2021) and the BNCC (2018).
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2019.
CHARAUDEAU, P. A argumentação em uma problemática de influência. REVEL, edição especial, vol. 14, n. 12, 2016. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/A-ARGUMENTACAO-EM-UMA-PROBLEMATICA.html. Acesso em: 17 jun 2023.
CHARAUDEAU, P. Uma problemática comunicacional dos gêneros discursivos.
Revista Signos, vol. 43, PUC, Valparaiso, 2010, 2010. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-problematica-comunicacional.html. Acesso em: 17 jun 2023.
CHARAUDEAU, P. De l’argumentation entre les visées d’influence de la situation de communication. In: Argumentation, Manipulation, Persuasion, L’Harmattan, Paris, 2007. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/De-l-argumentation-entre-les.html. Acesso em: 10 jun 2023.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lúcia; MELLO, Renato de (Orgs.). Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, 2001, p. 23-38.
CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional In: PIETROLUONGO, Márcia. (Org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 309-326, 2009.
CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M.A.L; GAVAZZI, S. (Orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html. Acesso em: 02 jun 2023.
COPERVES. GÊNEROS TEXTUAIS na prova de redação – Videoaula sobre Carta Aberta. Produção de Cristiane COPERVES. Brasil: COPERVES (59 min), 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Uxcz3-wyyb4. Acesso em: 24 jun. 2023.
LEITE, A.M.D.C. Cadeias referenciais em textos do gênero carta aberta: um projeto didático para a educação de jovens e adultos. 2014. Tese. Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/MGSS-9PENST. Acesso em: 24 jun 2023.
MACHADO, I. L. Uma teoria de análise do discurso: a Semiolinguística. In: In: MARI, H. et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso - FALE/UFMG, 2001.
PAIVA, V. L. M. D. O. E. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PAVEAU, M. Análise do discurso digital. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
REBELLO, I.. A Semiolinguística vai para a escola. In: XAVIER, Glayci; RABELLO, Ilana; MONNERAT, Rosane (Orgs). Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p. 15-39.
ROSS, H.S; ARNEMANN, A. R.ALBIERO, M.P. Carta aberta na escola: um olhar a partir da concepção do gênero e da progressão tópica. Revista Desenredo, n. 17(2), 2021. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/12621/114116028. Acesso em: 24 jun 2023.
SOUZA, W. E. D. Retórica, Argumentação e Discurso. In: MARI, H. et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso - FALE/UFMG, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Fabiola Nunes Tavares, Maria Margarete Fernandes de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).