PROPOSTA DE ATIVIDADE COM TECNOGÊNERO CARTA ABERTA À LUZ DA SEMIOLINGUÍSTICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v14i3.1756

Keywords:

Semiolinguística, Argumentação, Tecnogênero, Ensino, Carta aberta

Abstract

Thinking about contributing to an alignment between linguistic theories and pedagogical practices in the classroom and contributing to the praxis of basic education teachers, this article aims to propose a reading and text production activity for high school students by through which skills proposed by BNCC that take argumentation into consideration can be worked on. To do this, we use the assumptions of Semiolinguistics about the argumentative mode of organization, applied to the open letter genre, weaving a relationship between the traditional model of the genre and the technogenre within the Instagram ecosystem. As a theoretical contribution we will use Charaudeau (2019, 2016, 2010, 2001), Paveau (2021) and Ross, Arnemann and Albiero (2021) and the BNCC (2018).

Author Biographies

Fabiola Nunes Tavares, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal o Ceará - UFC e professora de Língua Portuguesa da SEDUC (Secretaria de Educação Básica do Ceará). Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2017), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2008), Licenciatura em Letras/Literaturas pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2008) e Tecnológico em Gestão em Empreendimentos Turísticos pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2005). Experiência na área de Coordenação Pedagógica, Formação de Professores, Ensino de Língua Portuguesa e Tutoria EaD.

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1989), Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1993), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora Titular da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/PPGLin/UFC. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística de Texto e análise do discurso, atuando principalmente em análise de gêneros, gêneros promocionais e nas estratégias de construção dos sentidos do texto: referenciação, intertextualidade, interdiscursividade, argumentação e multimodalidade. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação e da Academia Cearense da Língua Portuguesa - ACLP, ocupando a cadeira 13, desde 2017.

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Published

2024-10-14

How to Cite

Tavares, F. N., & Sousa, M. M. F. de. (2024). PROPOSTA DE ATIVIDADE COM TECNOGÊNERO CARTA ABERTA À LUZ DA SEMIOLINGUÍSTICA. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 13(3), 28–44. https://doi.org/10.47295/mren.v14i3.1756