O EXPERIENCIALISMO COGNITIVO E A REALIDADE CORPORIFICADA

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO, O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E O ACESSO À RAZÃO POR HELLEN KELLER E KASPAR HAUSER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v13i2.1631

Palabras clave:

Experiências sensório-motrizes. Realismo corporificado. Desenvolvimento linguístico.

Resumen

O presente artigo discute a influência das experiências sensório-motrizes, via configurações biológica e fisiológica, e o papel dos processos interacionais com o ambiente e com as pessoas – realismo corporificado – no processo de construção de sentidos, desenvolvimento da linguagem verbal humana e acesso à razão. Partindo da hipótese que o desenvolvimento da linguagem é processado pela e na mente humana (Rodrigues-Leite, 2010; Ferrari; 2011; Evans, 2019), recebendo influência do meio social a partir de nossas experiências corpóreas, propusemo-nos a analisar a trajetória de Hellen Keller e Kaspar Hauser mediante os processos de construção de sentido, desenvolvimento linguístico e conceitual e acesso à razão. Para tanto, a análise realizada através deste estudo considerou como dados observáveis passagens dos filmes “O Milagre de Anne Sullivan” (1962) e o “O Enigma de Kaspar Hauser” (1974), bem como excertos das suas respectivas autobiografias “Story of my Life” (1903) e “Écrits de et Sur Kaspar Hauser”(2003). Baseados nos pressupostos teóricos de Lakoff & Johnson (1980, 1999), percebemos que, apesar de um indivíduo ser privado, fisiologicamente, de alguns sentidos, em sua configuração biológica, é possível construir sentidos, desenvolver linguagem e criar versões públicas da realidade se existirem condições adequadas de interação com o ambiente e com as pessoas (sociedade). No entanto, ainda que um indivíduo disponha de uma formação fisiológica assumidamente perfeita, se ele for privado de rotinas de interação e do funcionamento cotidiano do seu corpo, a ausência de experiências sensório-motoras pode comprometer consideravelmente o acesso à razão, a construção de sentidos e o desenvolvimento da linguagem (Chiavegatto, 2009; Ferrari, 2003). Propomos, assim, a partir do presente estudo, que a interação entre nossas experiências sensório-motrizes e momentos de interação com o ambiente e com as pessoas sejam determinantes na nossa configuração enquanto seres cognitivos e linguísticos.

Biografía del autor/a

Joelton Duarte-de-Santana, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e líder do Grupo de Estudos sobre Bilinguismo (CNPQ - Lattes). Possui Pós-Doutorado em Estudos em Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; Doutorado em Linguística - Aquisição de Linguagem e Processamento Linguístico pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, com estágio doutoral (doutorado sanduíche) realizado na City University of New York - CUNY - Queens College em Nova Iorque - EUA; Mestrado em Linguística - Linguagem, Cognição e Sentido também pelo PROLING - UFPB (2012); e, Graduação em Letras - Português e Inglês - pela Universidade de Pernambuco - UPE - Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - FFPNM - Campus Mata Norte.

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Publicado

2024-06-27

Cómo citar

Duarte-de-Santana, J. (2024). O EXPERIENCIALISMO COGNITIVO E A REALIDADE CORPORIFICADA: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO, O DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E O ACESSO À RAZÃO POR HELLEN KELLER E KASPAR HAUSER. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 13(2), 1–29. https://doi.org/10.47295/mren.v13i2.1631