RECATEGORIZAÇÃO E ARGUMENTATIVIDADE:
UM OLHAR SOBRE REDES REFERENCIAIS EM GÊNERO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v11i4.494Palavras-chave:
Recategorização Referencial. Rede Referencial. Argumentação. Monografia.Resumo
As reflexões mais recentes sobre os processos referenciais recategorizadores têm reforçado a sua dinamicidade e evidenciado a relevância discursiva que apresentam para a composição de variados gêneros. Nesse sentido, a força argumentativa dessas construções anafóricas para o texto mobiliza estudos como este, que procuram numa teoria da argumentação um reforço para a compreensão do fenômeno da recategorização também por essa dimensão. Dessa maneira, objetiva-se com esta abordagem analisar redes referenciais em seções de Análise dos Resultados de monografias, considerando a ocorrência de recategorizações em movimentos retórico-composicionais de traços argumentativos presentes nesses textos. A discussão proposta neste artigo baseia-se nas contribuições de Amossy (2018, 2020), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante e Brito (2016), Cavalcante et alli (2020), Matos (2018), Motta-Roth e Hendges (2010) e é resultante da análise de duas seções reservadas à discussão dos resultados de estudos de caso. Pelo empreendimento, reitera-se o efeito que o teor subjetivo de construções recategorizadoras, que expressem interpretação ou juízo de valor de quem escreve, impacta na dimensão argumentativa do texto e, consequentemente, na efetividade do propósito enunciativo esperado para o gênero acadêmico.
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