PROPOSTA DE ATIVIDADE COM TECNOGÊNERO CARTA ABERTA À LUZ DA SEMIOLINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v14i3.1756Palavras-chave:
Semiolinguística, Argumentação, Tecnogênero, Ensino, Carta abertaResumo
Pensando em contribuir para um alinhamento entre teorias linguísticas e práticas pedagógicas em sala de aula e contribuir para a práxis do professor da educação básica, o presente artigo tem por objetivo a proposição de uma atividade de leitura e produção de textos para alunos do nível médio por meio da qual se possam trabalhar habilidades propostas pela BNCC que levem em consideração a argumentação. Para isso, utilizamos os pressupostos da Semiolinguística acerca do modo de organização argumentativo, aplicados ao gênero carta aberta tecendo uma relação entre o modelo tradicional do gênero e o tecnogênero dentro do ecossistema do Instagram. Como aporte teórico utilizaremos Charaudeau (2019, 2016, 2010, 2001), Paveau (2021) e Ross, Arnemann e Albiero (2021) e a BNCC (2018).
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2019.
CHARAUDEAU, P. A argumentação em uma problemática de influência. REVEL, edição especial, vol. 14, n. 12, 2016. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/A-ARGUMENTACAO-EM-UMA-PROBLEMATICA.html. Acesso em: 17 jun 2023.
CHARAUDEAU, P. Uma problemática comunicacional dos gêneros discursivos.
Revista Signos, vol. 43, PUC, Valparaiso, 2010, 2010. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-problematica-comunicacional.html. Acesso em: 17 jun 2023.
CHARAUDEAU, P. De l’argumentation entre les visées d’influence de la situation de communication. In: Argumentation, Manipulation, Persuasion, L’Harmattan, Paris, 2007. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/De-l-argumentation-entre-les.html. Acesso em: 10 jun 2023.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma teoria dos sujeitos da linguagem. In: MARI, Hugo; MACHADO, Ida Lúcia; MELLO, Renato de (Orgs.). Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, 2001, p. 23-38.
CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional In: PIETROLUONGO, Márcia. (Org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009, p. 309-326, 2009.
CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M.A.L; GAVAZZI, S. (Orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html. Acesso em: 02 jun 2023.
COPERVES. GÊNEROS TEXTUAIS na prova de redação – Videoaula sobre Carta Aberta. Produção de Cristiane COPERVES. Brasil: COPERVES (59 min), 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Uxcz3-wyyb4. Acesso em: 24 jun. 2023.
LEITE, A.M.D.C. Cadeias referenciais em textos do gênero carta aberta: um projeto didático para a educação de jovens e adultos. 2014. Tese. Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/MGSS-9PENST. Acesso em: 24 jun 2023.
MACHADO, I. L. Uma teoria de análise do discurso: a Semiolinguística. In: In: MARI, H. et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso - FALE/UFMG, 2001.
PAIVA, V. L. M. D. O. E. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.
PAVEAU, M. Análise do discurso digital. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
REBELLO, I.. A Semiolinguística vai para a escola. In: XAVIER, Glayci; RABELLO, Ilana; MONNERAT, Rosane (Orgs). Semiolinguística aplicada ao ensino. São Paulo: Contexto, 2021, p. 15-39.
ROSS, H.S; ARNEMANN, A. R.ALBIERO, M.P. Carta aberta na escola: um olhar a partir da concepção do gênero e da progressão tópica. Revista Desenredo, n. 17(2), 2021. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/12621/114116028. Acesso em: 24 jun 2023.
SOUZA, W. E. D. Retórica, Argumentação e Discurso. In: MARI, H. et al. Análise do discurso: fundamentos e práticas. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso - FALE/UFMG, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabiola Nunes Tavares, Maria Margarete Fernandes de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).