MELANCOLIA, MEDO E MORTE:

O GÓTICO EM PROSAS BÁRBARAS, DE EÇA DE QUEIRÓS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v12i3.1081

Palabras clave:

Prosas Bárbaras, Topoi Góticos, Medo, Literatura Portuguesa

Resumen

O presente estudo é uma análise dos contos apresentados em Prosas Bárbaras (1903), de Eça de Queirós. Para tal, adota-se a perspectiva que as narrativas são permeadas por topoi góticos. Ou seja, discursos, imagens e recursos narrativos, os quais se repetem em diferentes obras, formando lugares-comuns. Dessa forma, é estudado como os contos comunicam-se com topoi preexistentes na tradição gótica. Busca-se compreensão dos efeitos negativos que esses recursos podem ocasionar no leitor. Nesta pesquisa, também é retomado o trajeto editorial dos contos que compõem Prosas Bárbaras, demonstrando que as narrativas, em sua maioria, pertencem à fase inicial da carreira de Eça de Queirós. Para compreender o gótico, pesquisadores como David Stevens (2000), G. Byron e D. Punter (2004), Nick Groom (2012), Fred Botting (2014) e Júlio França (2017) são mencionados.

Biografía del autor/a

Xênia Amaral Matos, UFPR

Pós-doutoranda em Letras no PPGL da UFPR.

Doutora e Mestra em Letras pela UFSM. Graduada em Letras/Inglês pela mesma instituição.

Citas

BALDICK, C. Oxford Dictionary of Literary Terms. New York: The Oxford University Press, 2008.

BARTHES, R.; BOUTTES, J-L. Lugar-comum. In: ROMANO, R (Dir). Enciclopédia Einaudi. Porto: Casa da Moeda, 1987, p. 267-77.

BOTTING, F. Gothic. 2. ed. New York: Routledge, 2014.

BURKE, E. A Philosophical Inquiry Into The Origin Of Our Ideas Of The Sublime And Beautiful; With An Introductory Discourse Concerning Taste. In: BURKE, E. The Works of the Right Honourable Edmund Burke. London: John C. Nimmo, 1887, n.p. Disponível em: <https://www.gutenberg.org/files/15043/15043-h/15043-h.htm#A_PHILOSOPHICAL_INQUIRY>. Acesso em: 30 de ago. de 2023.

CAL, E. G. da. Língua e estilo em Eça de Queirós. Rio de Janeiro: Editora da Universidade de São Paulo/Tempo Brasileiro, 1969.

CURTIUS, E. R. Literatura europeia e idade média latina. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo: 2013.

DEILILLE, M. M. G. A recepção literária de H. Heine no romantismo português. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984.

FRANÇA, J. Introdução. In: FRANÇA, J. (Org.). Poéticas do mal: A literatura do medo no Brasil. Rio de Janeiro: Bonecker, 2017, p. 19-35.

GROOM, N. The Gothic: A Very Short Introduction. Hampshire: Oxford University Press, 2012.

JACKSON, R. Fantasy: literature of subversion. London and New York: Methuen, 1981.

KAWABATA, M. Paganini: the “Demoniac” virtuoso. Woodbridge: Boydell Press, 2013.

QUEIRÓS, E. de. Prosas bárbaras. São Paulo: Editora Brasiliense, 1961.

QUEIRÓS, E. de. Contos I. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda: 2004

PIWNIK, M-H. Introdução. In: QUEIRÓS, E. de. Contos I. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda: 2004, p, 15-32.

PUNTER, D.; BYRON, G. The gothic. [S.l.]: Blackwell Publishing, 2004.

REIS, J. B. Introdução. In: QUEIRÓS, E. de. Prosas Bárbaras. Porto: Livraria Chardon, 1903, p. X-LIII. Disponível em: < https://archive.org/details/prosasbarbarasco00quei/mode/2up >. Acesso em: 30 de ago. de 2023.

STEVENS, D. The Gothic Tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2017.

Publicado

2023-10-05

Cómo citar

Amaral Matos, X. (2023). MELANCOLIA, MEDO E MORTE:: O GÓTICO EM PROSAS BÁRBARAS, DE EÇA DE QUEIRÓS. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 12(3), 76–95. https://doi.org/10.47295/mren.v12i3.1081