INTERAÇÃO POLÊMICA NA MÍDIA DIGITAL

ANÁLISE DE COMENTÁRIOS NA PUBLICAÇÃO DE LANÇAMENTO DO PERFUME RED DA INFLUENCER VIRGINIA FONSECA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295.1560

Palavras-chave:

Discurso, Interação polêmica, Formação discursiva, Formação ideológica, Interdiscurso

Resumo

comentários na publicação de lançamento do perfume RED da influencer Virginia Fonseca. O objetivo é identificar e analisar as formações discursivas (FD), formações ideológicas (FI) e interdiscurso nos comentários da publicação em relação à vestimenta escolhida para a campanha. O estudo tem como fundamentação teórica os conceitos de Pêcheux (1995), Fernandes (2007), Possenti (2009), Brandão (2004) e Orlandi (1992) para apresentar a Análise do Discurso (AD) e as categorias de análise. A pesquisa apoia-se também em Amossy (2008, 2016, 2017), para tratar da polêmica como modalidade argumentativa, e em Paveau (2021), para discutir sobre o discurso digital em comentários online. A análise evidencia uma formação discursiva religiosa e de sexualização, com formações ideológicas contrárias, visto que as teses antagônicas provocaram uma interação polêmica e permeadas por já-ditos, isto é, interdiscursos relacionados às crenças sobre o uso do hijab.

Biografia do Autor

Camila Gabrielli da Silva Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Maria Mariane Oliveira Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Referências

AMOSSY, Ruth. É possível integrar a argumentação na análise do discurso? Problemas e desafios. ReVEL, edição especial v. 14, n. 12, p. 165-190, 2016. Disponível em: http://revel.inf.br/files/f563cecec4f8b46afefe57c45529d721.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.

AMOSSY, Ruth. As modalidades argumentativas do discurso. In: EMEDIATO, WANDER (Org.). Análises do discurso hoje. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. p. 231-254.

AMOSSY, Ruth. Apologia da polêmica. São Paulo: Contexto, 2017.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à análise do discurso. São Paulo: UNICAMP, 2004.

EMEDIATO, Wander. Interações polêmicas e violência verbal em temas sociais sensíveis. Campinas: Pontes Editores, 2023.

FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos: Claraluz, 2007.

HEINE, Palmira. Reflexões sobre o interdiscurso. Intersecções: Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais. v. 3, n. 3, p. 25-34, 2010. Disponível em:

http://www.portal.anchieta.br/revistas-elivros/interseccoes/pdf/interseccoes_ano_3_numero_1_20100516.pdf. Acesso em: 4 ago. 2023.

PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Campinas: Pontes Editores, 2021.

PÊCHEUX, Michel Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

POSSENTI, Sírio. Os limites do discurso: ensaios sobre discurso e sujeito. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos