INTERAÇÃO POLÊMICA NA MÍDIA DIGITAL
ANÁLISE DE COMENTÁRIOS NA PUBLICAÇÃO DE LANÇAMENTO DO PERFUME RED DA INFLUENCER VIRGINIA FONSECA
DOI:
https://doi.org/10.47295.1560Palavras-chave:
Discurso, Interação polêmica, Formação discursiva, Formação ideológica, InterdiscursoResumo
comentários na publicação de lançamento do perfume RED da influencer Virginia Fonseca. O objetivo é identificar e analisar as formações discursivas (FD), formações ideológicas (FI) e interdiscurso nos comentários da publicação em relação à vestimenta escolhida para a campanha. O estudo tem como fundamentação teórica os conceitos de Pêcheux (1995), Fernandes (2007), Possenti (2009), Brandão (2004) e Orlandi (1992) para apresentar a Análise do Discurso (AD) e as categorias de análise. A pesquisa apoia-se também em Amossy (2008, 2016, 2017), para tratar da polêmica como modalidade argumentativa, e em Paveau (2021), para discutir sobre o discurso digital em comentários online. A análise evidencia uma formação discursiva religiosa e de sexualização, com formações ideológicas contrárias, visto que as teses antagônicas provocaram uma interação polêmica e permeadas por já-ditos, isto é, interdiscursos relacionados às crenças sobre o uso do hijab.
Referências
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