STAND-UP COMEDY

ORALIDADE E ESCRITURALIDADE NO GÊNERO COMÉDIA

Authors

  • Yara Lopes Coelho Universidade Regional do Cariri https://orcid.org/0009-0006-6234-0133
  • George Antonio Correia Feitosa Universidade Regional do Cariri
  • Edson Soares Martins Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v14i2.1850

Keywords:

Stand-up. Oralidade. Escrituralidade

Abstract

.......

Author Biographies

Yara Lopes Coelho, Universidade Regional do Cariri

Graduação em andamento em Letras - Língua Inglesa na Universidade Regional do Cariri. Atualmente, realiza estágio extracurricular não obrigatório no Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI). Atualmente e bosista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

George Antonio Correia Feitosa, Universidade Regional do Cariri

É mestrando (bolsista Funcap) pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Regional do Cariri (Urca), na linha "Poéticas da palavra, cultura e sociedade" com o projeto de dissertação intitulado "Um satélite na cabeça: a imagem poética no estuário estético do Manguebit", sob a orientação do professor doutor Edson Soares Martins. É colaborador voluntário do periódico acadêmico Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli, sob a editoria-chefe do professor doutor Edson Soares Martins. É graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com respectivas literaturas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 2023. Atua como pesquisador do gênero Canção Popular, com foco no hibridismo musical e na poética musical. Pesquisa a poética musical no Movimento Manguebit desde 2019. Integra o grupo de pesquisas Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários (Netlli), sob a linha "Bakhtinística Responsiva". 

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do Programa, na mesma IES. Atua, desde 2025, no Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL-UERN-CAPF), como professor permanente. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

References

ANDRADE, Valdete Aparecida Borges; OTTONI, Maria Aparecida Resende. Caracterização do gênero stand up. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 19, n. 2, 2017.

AUERBACH, Erich. A cicatriz de Ulisses. In: AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na Literatura Ocidental. 5. ed. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 3.

AZEVEDO, H. S. de; SOUZA, S. A. F. de. “Eu sou indião, eu!”: a presença da subjetividade amazonense no gênero oral “stand-up comedy”. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30590, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30590. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30590>. Acesso em: 10 jul. 2024.

BIRCK, Vera; KESKE, H. A voz do corpo: a comunicação não-verbal e as relações interpessoais. In: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2008. p. 2-6.

CORTES podcast brasil. Estrutura de uma piada Thiago Ventura no Podhhicast, Youtube, 16 de junho de 2021. Disponível em: <https://youtu.be/hUPNly6nJ7o?si=4oLIlGbpT-cVHSKW>. Acesso em: 14 jul. 2024

LOUISE, Bruna. Burnout, 2024. 1 VÍDEO (01:07;31). Disponível em: <https://youtu.be/n0-Kaasej74?si=tty-nFSoTADejj1P>. Acesso em: 23 mar. 2024.

MARTINS, Edson Soares. Os gêneros e a conversa: esboço de abordagem Bakhtiniana e apontamento sobre o método. In: AYALA, Maria Ignez; AYALA, Marcos (org.). Metodologia para a pesquisa das culturas populares: uma experiência vivenciada. Crato:Edson Soares Martins Ed., 2015. p. 212-222. Disponível em: <https://www.acervoayala.com/acervo/metodologia_para_pesquisa_das_culturas_populares/> . Acesso em: 13 jul. 2024

REIS, Vitor. Prolepse, Analepse, Flashforward e Flashback na literatura -Entenda cada um deles, como e quando usar. 2018. Disponível em: <https://viltoreis.com/flashback-na-literatura/> Acesso em: 10 jul. 2024

TROPÉIA, Evandro Rodrigo. O conceito de persona na psicologia analítica. Instituto Freedom, [s.l.], 7 nov 2022. Disponível em: <https://institutofreedom.com.br/blog/o-conceito-de-persona-na-psicologia analitica/#:~:text=Na%20concep%C3%A7%C3%A3o%20da%20Psicologia%20Anal%C3%ADtica,no%20qual%20denominamos%20regras%20sociais>. Acesso em 30 jul 2024.

Published

2025-07-29

How to Cite

Coelho, Y. . L., Feitosa, G. A. C., & Martins, E. S. (2025). STAND-UP COMEDY: ORALIDADE E ESCRITURALIDADE NO GÊNERO COMÉDIA. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 14(2), 1–17. https://doi.org/10.47295/mren.v14i2.1850