O ZUMBI DE MANSINHA, DE JAYME GRIZ:
O ESTRANHO NA ZONA DA MATA SUL DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v14i1.2290Palavras-chave:
Jayme Griz, Literatura, Estranho, SobrenaturalResumo
Este artigo visa analisar o conto O zumbi de Mansinha, de Jayme Griz. Calcado nos condicionantes teóricos propostos por Ernst Jentsch, Sigmund Freud e Tzvetan Todorov, para refletir sobre os parâmetros conceituais que regem o estranho na esfera literária, adotamos como categoria analítica a forma como o insólito é percebido no relato. Com base na abordagem dialética, na qual as inferências estéticas exigem apreender o texto invocando o externo para auxiliar na interpretação da fatura textual, percebe-se que os personagens possuem visões singulares a respeito do sobrenatural que invade a Zona da Mata Sul de Pernambuco. Desse modo, a transformação da vaca, nominada de Mansinha em zumbi, e sua aparição no Engenho Liberdade são assimiladas pelo senhor de engenho, Amaro Padre, João de Nêga e Cícero como ocorrências sem explicação racional, percepção que converge para as proposições de Jentsch e Freud, que vinculam o inquietante e o estranho a fenômenos não familiares. Por seu turno, a visão imanente da leitura todoroviana não permite situar o conto griziano no âmbito do estranho; as leis que regem o mundo não o explicam, tampouco as aparições do zumbi da vaca morta aludem a coincidências.
Referências
BESSIÈRE, Irène. O relato fantástico: forma mista do caso e da adivinha. In: FronteiraZ, São Paulo, n. 9, p. 305-319, dezembro, 2012.
CHAVES, Ernani. Perder-se em algo que parece plano. In: FREUD, Sigmund. O infamiliar e outros escritos. Tradução Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
FREYRE, Gilberto. Prefácio. In: GRIZ, Jayme. O lobishomem da porteira velha. (Histórias). Pernambuco: Arquivo Público Estadual, 1956.
FREUD, Sigmund. O infamiliar e outros escritos. Tradução Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O que significa elaborar o passado? In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
GRIZ, Jayme. O lobishomem da porteira velha. (Histórias). Pernambuco: Arquivo Público Estadual, 1956.
GRIZ, Jayme. O zumbi de “Mansinha”. In: PEREIRA, João Batista; SILVA, Ivson Bruno da. (Orgs.). Jayme Griz: literatura, história, memória. Recife: EDUFRPE, 2022.
IANNINI, Gilson; TAVARES, Pedro Heliodoro. Freud e o infamiliar. In: FREUD, Sigmund. O infamiliar e outros escritos. Tradução Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
JENTSCH, Ernst. Sobre a psicologia do inquietante. Psychiatrisch-Neurologische Wochenschrift, v 8, n. 23, p. 203-05, 1906.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução Maria Clara Correia Castelo. São Paulo: Perspectiva, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Pereira, Gabriel Rodrigues de Morais, João Lucas Souza da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).