STAND-UP COMEDY

ORALIDADE E ESCRITURALIDADE NO GÊNERO COMÉDIA

Autores

  • Yara Lopes Coelho Universidade Regional do Cariri https://orcid.org/0009-0006-6234-0133
  • George Antonio Correia Feitosa Universidade Regional do Cariri
  • Edson Soares Martins Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v14i2.1850

Palavras-chave:

Stand-up. Oralidade. Escrituralidade

Resumo

Este trabalho analisa as marcas de oralidade e escrituralidade presentes em apresentações de Stand-Up Comedy, buscando compreender se tais marcas se sobrepõem em determinados momentos, ou se são sempre complementares durante as apresentações. O corpus escolhido para a análise são dois vídeos do comediante Thiago Ventura, que apresenta uma discussão sobre desenvolvimento de textos de Stand-Up Comedy. A observação dos dados citados pelo comediante é aplicado na análise de alguns trechos do especial de comédia Burnout da humorista Bruna Louise. Para melhor compreensão dessas estruturas, foram feitas transcrições de trechos específicos dos vídeos teóricos do Thiago Ventura, os relacionando com trechos do especial de comédia da Bruna Louise.

Biografia do Autor

Yara Lopes Coelho, Universidade Regional do Cariri

Graduação em andamento em Letras - Língua Inglesa na Universidade Regional do Cariri. Atualmente, realiza estágio extracurricular não obrigatório no Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (NETLLI). Atualmente e bosista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

George Antonio Correia Feitosa, Universidade Regional do Cariri

É mestrando (bolsista Funcap) pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Regional do Cariri (Urca), na linha "Poéticas da palavra, cultura e sociedade" com o projeto de dissertação intitulado "Um satélite na cabeça: a imagem poética no estuário estético do Manguebit", sob a orientação do professor doutor Edson Soares Martins. É colaborador voluntário do periódico acadêmico Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli, sob a editoria-chefe do professor doutor Edson Soares Martins. É graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com respectivas literaturas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 2023. Atua como pesquisador do gênero Canção Popular, com foco no hibridismo musical e na poética musical. Pesquisa a poética musical no Movimento Manguebit desde 2019. Integra o grupo de pesquisas Núcleo de Pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários (Netlli), sob a linha "Bakhtinística Responsiva". 

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do Programa, na mesma IES. Atua, desde 2025, no Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL-UERN-CAPF), como professor permanente. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

Referências

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Publicado

2025-07-29

Como Citar

Coelho, Y. . L., Feitosa, G. A. C., & Martins, E. S. (2025). STAND-UP COMEDY: ORALIDADE E ESCRITURALIDADE NO GÊNERO COMÉDIA. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 14(2), 1–17. https://doi.org/10.47295/mren.v14i2.1850