STAND-UP COMEDY
ORALIDADE E ESCRITURALIDADE NO GÊNERO COMÉDIA
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v14i2.1850Palavras-chave:
Stand-up. Oralidade. EscrituralidadeResumo
Este trabalho analisa as marcas de oralidade e escrituralidade presentes em apresentações de Stand-Up Comedy, buscando compreender se tais marcas se sobrepõem em determinados momentos, ou se são sempre complementares durante as apresentações. O corpus escolhido para a análise são dois vídeos do comediante Thiago Ventura, que apresenta uma discussão sobre desenvolvimento de textos de Stand-Up Comedy. A observação dos dados citados pelo comediante é aplicado na análise de alguns trechos do especial de comédia Burnout da humorista Bruna Louise. Para melhor compreensão dessas estruturas, foram feitas transcrições de trechos específicos dos vídeos teóricos do Thiago Ventura, os relacionando com trechos do especial de comédia da Bruna Louise.
Referências
ANDRADE, Valdete Aparecida Borges; OTTONI, Maria Aparecida Resende. Caracterização do gênero stand up. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 19, n. 2, 2017.
AUERBACH, Erich. A cicatriz de Ulisses. In: AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na Literatura Ocidental. 5. ed. Vários tradutores. São Paulo: Perspectiva, 2004. p. 3.
AZEVEDO, H. S. de; SOUZA, S. A. F. de. “Eu sou indião, eu!”: a presença da subjetividade amazonense no gênero oral “stand-up comedy”. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. e30590, 2023. DOI: 10.48075/rt.v17i1.30590. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/30590>. Acesso em: 10 jul. 2024.
BIRCK, Vera; KESKE, H. A voz do corpo: a comunicação não-verbal e as relações interpessoais. In: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2008. p. 2-6.
CORTES podcast brasil. Estrutura de uma piada Thiago Ventura no Podhhicast, Youtube, 16 de junho de 2021. Disponível em: <https://youtu.be/hUPNly6nJ7o?si=4oLIlGbpT-cVHSKW>. Acesso em: 14 jul. 2024
LOUISE, Bruna. Burnout, 2024. 1 VÍDEO (01:07;31). Disponível em: <https://youtu.be/n0-Kaasej74?si=tty-nFSoTADejj1P>. Acesso em: 23 mar. 2024.
MARTINS, Edson Soares. Os gêneros e a conversa: esboço de abordagem Bakhtiniana e apontamento sobre o método. In: AYALA, Maria Ignez; AYALA, Marcos (org.). Metodologia para a pesquisa das culturas populares: uma experiência vivenciada. Crato:Edson Soares Martins Ed., 2015. p. 212-222. Disponível em: <https://www.acervoayala.com/acervo/metodologia_para_pesquisa_das_culturas_populares/> . Acesso em: 13 jul. 2024
REIS, Vitor. Prolepse, Analepse, Flashforward e Flashback na literatura -Entenda cada um deles, como e quando usar. 2018. Disponível em: <https://viltoreis.com/flashback-na-literatura/> Acesso em: 10 jul. 2024
TROPÉIA, Evandro Rodrigo. O conceito de persona na psicologia analítica. Instituto Freedom, [s.l.], 7 nov 2022. Disponível em: <https://institutofreedom.com.br/blog/o-conceito-de-persona-na-psicologia analitica/#:~:text=Na%20concep%C3%A7%C3%A3o%20da%20Psicologia%20Anal%C3%ADtica,no%20qual%20denominamos%20regras%20sociais>. Acesso em 30 jul 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yara Lopes Coelho, George Antonio Correia Feitosa, Edson Soares Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).