EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CARACTERIZAÇÃO DE MICROALGAS E DE SUA OCORRÊNCIA NOS DIVERSOS AMBIENTES AQUÁTICOS

Autores

  • Milena Paulino da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Joice Layanne Guimarães Rodrigues
  • Elizângela Maria Ferreira Ricarte
  • Natália Marco de Oliveira
  • Naara Vasques Costa Landim
  • Elaine Cristina Conceição de Oliveira
  • Sírleis Rodrigues Lacerda

Palavras-chave:

Ecossistemas aquáticos, Educação ambiental, Microalgas

Resumo

A educação Ambiental - EA é uma importante ferramenta, pois possibilita a construção do saber humano socioambiental, provocando a conscientização para o cuidado e a proteção dos ambientes naturais. O planeta Terra é composto em sua maior parte por água, sendo um recurso indispensável à toda a vida, estes ecossistemas, são locais ricos em biodiversidade, abrigando inúmeros organismos que se encontram situados na coluna de água, dentre os quais podemos destacar as microalgas, que desempenham um papel importante para o equilíbro desses ambientes. Diante disso, o objetivo desse estudo foi despertar a percepção dos alunos em relação ao cuidado e a necessidade das atitudes de proteção dos ecossistemas aquáticos, através do conhecimento da importante relação água/microalgas. A metodologia utilizada foi a execução de palestras sobre a importância do cuidado com a água e o conhecimento das microalgas, houve também a aplicação de questionários em formato de formulário e uma dinâmica onde houve a aplicação de 20 questões sobre  tema, essas perguntas foram adicionadas em uma caixa e sorteadas aos alunos que formaram grupos, os resultados referente aos questionários foram analisados de forma qualitatitiva. Além disso foi elaborado um resumo que  foi disponilizado para os alunos em formato portable document format – PDF. O projeto foi executado em duas escolas de ensino médio E.E.M.T.I  Raimundo Coelho Bezerra de Farias e E.E.F.M Teodorico Teles de Quental, localizadas no município de Crato-CE, onde foram beneficiados 50 alunos. Após a aplicação das ações, percebeu-se que os alunos das referidas escolas apresentaram interesse pelo tema, fazendo perguntas e levantando questionamentos, além disso, a maioria dos alunos responderam de forma correta aos questionários. Portanto, conclui-se que as práticas de educação ambiental desenvolvidas  nas escolas mostraram -se uma ferramenta efetiva  e que os alunos obtiveram um bom aprendizado sobre a temática.

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Publicado

2024-07-02