ESTRATÉGIA EDUCACIONAL AMBIENTAL PARA COMUNIDADE ESCOLAR DE CRATO, CE: DISCUTINDO SOBRE CIANOBACTÉRIAS E A EUTROFIZAÇÃO DOS CORPOS HÍDRICOS

Autores

  • Sírleis Rodrigues Lacerda
  • Rangel Júnior
  • Elizângela Maria Ferreira Ricarte
  • Lara Vitória Terra Damasceno Freitas

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Percepção ambiental. Microalgas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o cenário fitoplanctônico com ênfase nos danos gerados por cianobactérias em corpos hídricos poluídos por ações do homem. Buscando analisar como as questões ambientais abordadas podem instigar os alunos a desenvolver sua percepção ambiental em relação ao uso sustentável dos recursos hídricos, sendo essas estratégias positivas para a formação didática e humanitária do aluno. Os métodos utilizados estrategicamente para obtenção de resultados foi a intervenção dialogada com os alunos do 2̊ ano da EEMTI Prefeito Raimundo Coelho Bezerra de Farias, localizada em Crato-CE, a respeito da problemática “Cianobactérias: o que isso tem a ver com a água que bebemos?”, a fim de despertarmos o lado crítico e reflexivo dos estudantes acerca da problemática mencionada. Através de debates realizados com os alunos e professores sobre o uso sustentável da água, intervenções que gerem e possam minimizar os problemas enfrentados por todos os recursos naturais, buscamos analisar a desenvoltura do aluno, concluindo que essa ação didática venha a ser impactante de forma positiva. Por fim, é importante salientar que essa metodologia de ensino precisa ser frequentemente usada em toda a comunidade escolar, pois os desafios ambientais atuais requerem mais intervenções e conscientização da importância dos recursos naturais para a sociedade, como o uso de águas dos nossos reservatórios para diversas atividades, sejam econômicas, de recreação, piscicultura, agricultura ou abastecimento doméstico.

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Publicado

2021-10-18