CANAL SAÚDE ONLINE COMO FERRAMENTA PROMOTORA DO CUIDADO EDUCATIVO COM AS JUVENTUDES

Autores

  • Natália Bastos Ferreira Tavares
  • John Carlos de Souza Leite
  • Vinícius Rodrigues de Oliveira
  • Orbenia Vitor da Costa
  • Maria Érica da Silva Oliveira
  • Valéria Silva Araújo

Palavras-chave:

Cuidado em saúde; Tecnologia; Juventudes.

Resumo

Objetiva-se relatar as ações realizadas pelo projeto de extensão "Canal saúde online" e sua atuação como ferramenta para o cuidado educativo com os jovens. Trata-se de um relato de experiência, elaborado com base nas vivências dos extensionistas e docentes do projeto de extensão "Canal saúde online".  As ações do projeto tiveram início em 2019. À priori eram desenvolvidas com alunos do ensino médio de uma escola estadual de ensino profissional, depois foram incorporadas às juventudes da Universidade Regional do Cariri, Unidade Descentralizada de Iguatu, região centro sul do Ceará. Essas atividades foram realizadas, considerando as necessidades das juventudes, sempre buscando se aproximar desse público, tanto no meio utilizado para transmissão das informações, quanto na linguagem e outros aspectos que favorecessem amplificar o cuidado a essa população. Os resultados foram dispostos com base nas ações desenvolvidas pelo projeto, a saber: Exibição dos programas da Web Rádio Ajir; Posts e transmissões ao vivo na mídia social do projeto; Webpalestra: Resiliência em tempos de pandemia; Oficina de redação cientifica. Pode-se concluir que o projeto de extensão “Canal saúde online”, passa a figurar uma ferramenta com alto potencial de (trans) formação educativa em saúde e que contribui para o bem-estar dos jovens, nos diversos âmbitos de vida. Ademais, com a pandemia, as tecnologias digitais ganharam mais força e consequentemente nossas atividades de extensão foram mais necessárias uma vez que discutíamos saúde, prevenção, educação e bem estar através das plataformas digitais.

Referências

ANDRADE, R.M.M.; WIEBUSCH, E. M. A extensão universitária na perspectiva da

interação dialógica. Rio Grande do Sul, 2016.

FURLAN ,M.V.G.; NICODEM, M.F.M. A importância das tecnologias de

informação e comunicação no ambiente escolar. Revista Eletrônica Científica Inovação e

Tecnologia. Medianeira, v. 8, n. 16, 2017.

SILVA, L.M.; SILVA, M. F.; MORAES, D. C. A internet como ferramenta tecnológica e as

consequências de seu uso: aspectos positivos e negativos. Revista Científica Semana

Acadêmica. Fortaleza, n. 55, 2014.

TORRES, R.A.M; ABREU, L. D. P. ; ARAUJO, A. F. ; VERAS, K. C. B. B. ; OLIVEIRA,

G. R. ; TAVARES, N. B. F. ; TORRES, J. D. M. ; NEVES, T. M. ; LOURENCO, S. F. S. V. ;

COSTA, I. G. . Promotion of webcare in nursing through a webradio: knowledge of

schoolageyouthon collective health themes. International Journal of Development

Research, v. 9, p. 25661, 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-18