A PRÁTICA DO FUTSAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A PRÁXIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE

Autores

  • Naildo Santos Silva
  • Kaio Wallace Gomes de Anselmo
  • Francisco Cleyvan da Silva Lucas
  • Rauanne Mendonça Andrade

Palavras-chave:

Futsal. Crianças. Esporte

Resumo

Avaliar uma proposta pedagógica fundamentada na práxis pedagógica dos acadêmicos voluntários do projeto de extensão, bem como avaliar aspectos físicos, motores e comportamentais de crianças e adolescentes. Tratou-se de estudo de caso institucional com caráter interpretativo com abordagem mista. O presente estudo advém das vivencias dos autores, que são alunos do curso de Licenciatura e Bacharelado da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Iguatu – CE. Participaram do projeto de extensão 28 (23 meninos e 5 meninas) alunos que obrigatoriamente estivessem matriculados em escolas da rede pública ou privadas da cidade de Iguatu-CE e que tivessem idade cronológica de 8 a 12 anos. Foi utilizada a bateria de testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) para avaliar a aptidão física relacionada à saúde e desempenho. Os dados socioeducativos como mudança de comportamento, foram avaliados por meio de relato dos bolsistas. Durante três meses foram aplicados 24 planos de intervenção com duração de 60 minutos. A maioria dos jovens se encontram em zona de risco para todos os testes da aptidão física relacionada a saúde e desempenho. Comportamentos negativos por parte dos alunos, mais assíduos, foram percebidos. Uma das principais mudanças identificadas pelos bolsistas foi o comportamento dos alunos. Ao longo do projeto percebemos que a práxis pedagógica foi uma importante ferramenta, uma vez que, o esporte, enquanto manifestação, tem como pontos fortes a formação do indivíduo de forma integral, tendo a possibilidade de o tornar um futuro bom cidadão.

Referências

BRACHT, Valter. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo...

capitalista. Revista Brasileira de Ciências do esporte, v. 7, n. 2, p. 62-68, 1986.

CHIMINAZZO, João Guilherme Cren et al. O futsal no ensino médio: discurso dos

professores de educação física em escolas particulares da região leste de

Campinas. Movimento e Percepção. Espírito Santo do Pinhal, SP, v. 7, n. 10, p. p282-293,

DA SILVA LOPES, Adair et al. Correlates of cardiorespiratory and muscular fitness among

Brazilian adolescents. American Journal of Health Behavior, v. 38, n. 1, p. 42-52, 2014.

DIESPORTE, Diagnóstico Nacional do Esporte. O Perfil do Sujeito Praticante ou Não de

Esportes e Atividades Físicas da População Brasileira. Ministério do Esporte, Caderno 2,

GAYA, A.; GAYA, A. PROESP-Br Manual de testes e avaliação. Porto Alegre: Editora

Perfil UFRGS, 2016.

GENEROSI, Rafael Abeche et al. Aptidão Física e Saúde de Adolescentes Praticantes e Não

Praticantes de Futebol ou Futsal Fora do Âmbito Escolar. RBFF-Revista Brasileira de

Futsal e Futebol, v. 1, n. 3, 2009.

KATZER, J. I.; ANTES, D. L.; CORAZZA, S. T. Equilíbrio estático e dinâmico de meninos

praticantes de futebol. Revista Digital Buenos Aires, n. 139, 2009.

KORSAKAS, Paula; DE ROSE JUNIOR, Dante. Os encontros e desencontros entre esporte e

educação: uma discussão filosófico-pedagógica. Revista Mackenzie de Educação Física e

Esporte, v. 1, n. 1, 2002.

MACHADO FILHO, Rubem. Análise de Variáveis de Aptidão Física de Alunos Praticantes

de Futsal da Escola Estadual Padre Bruno Ricco Situada em Guarulhos, SP. Revista Digital.

Buenos Aires, Año 19, Nº 191, abril de 2014. Disponível em: http:/ /

https://www.efdeportes.com/efd191/aptidao-fisica-de-alunos-de-futsal.htm. Acesso em:

/11/20.

Revista de Extensão (REVEXT)/ Pró – Reitoria de Extensão (PROEX) / Universidade Regional do Cariri – URCA - Crato-Ceará | v.2 |

n.1 | p. 32 - 38 | out-dez | 2021.

MACHADO FILHO, Rubem. Aptidão física de meninos escolares da cidade de Guarulhos-SP

praticantes de atividades relacionadas ao Futsal após 15 semanas de treinamento. RBFFRevista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 4, n. 11, p. 2, 2012.

MANCHUR, J; SURIANI, A. L. A; DA CUNHA, M. C. A contribuição de projetos de

extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG,

v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013.

PAES, Roberto Rodrigues; MONTAGNER, Paulo Cesar; FERREIRA, Henrique Barcelos.

Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Koogan,

RABELO, Wilian Fonseca; AMARO, Diogo Alves. Benefícios do Futsal na educação Física

escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo Do Conhecimento, ano, v. 1, p. 135-

, 2016.

SOUZA, Lúcio Marques Vieira et al. Análise da composição corporal e de níveis de aptidão

física de escolares praticantes de Futsal em relação aos índices sugeridos pelo projeto esporte

Brasil (PROESP-BR) em fase preparatória para competições escolares. RBFF-Revista

Brasileira De Futsal E Futebol, v. 11, n. 44, p. 375-381, 2019.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo

Freire. Grupo de Pesquisa em Extensão Popular, v. 13, n. 8, 2013.

SCHULZ, Felipe Rigoni. Efeitos de treinamento de futsal no desempenho da aptidão física de

meninos de 6 a 9 anos. Educação Física Bacharelado-Tubarão, 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-18