Seis pontos para incluir

Autores/as

  • Mábia Fernandes Silva Universidade Regional do Cariri
  • Martha Milene Fontenelle Carvalho

Palabras clave:

Braille. Formação. Inclusão. Projeto

Resumen

O presente trabalho dialoga com o projeto de extensão “Seis pontos para incluir” realizado na universidade regional do Cariri - URCA, e estabelece relação direta com o processo educativo, cultural, científico e inclusivo, viabilizando uma relação transformadora entre universidade, Geopark Araripe, escola e sociedade. Objetivou-se favorecer a inclusão partindo do percurso formativo de aprendizagem com o Sistema Braille e teve um total de 15 beneficiados. Diante disso buscou-se favorecer a inclusão de pessoas com deficiência visual nos mais variados espaços através da sua forma de comunicação em leitura e escrita, o sistema Braille. Assim, após realização da pesquisa e dados levantados, verificou-se a relevância do desenvolvimento do projeto para a disseminação do Braille.

 

Citas

BRASIL. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1994. Disponível em: . Acesso em 17 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Elaboração: DOS SANTOS, Fernanda Christina; DE OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira – Brasília-DF, 2018, 3ª edição. 95p. Acesso em 20 nov. 2022.

GONÇALVES, Jordana Cristina Silva; FERREIRA, Helena Maria. Deficiência Visual: desafios de uma alfabetização em Braille. Revista do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do UNIPAM, Patos de Minas, n. 7, v. 1, p. 89-101, ago. 2010.

LEMOS, E. R.; VENTURINI, J. L.; CERQUEIRA, J. B. et al. Louis Braille: sua vida e seu sistema. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 1999. Disponível em:<http://anrbraille.blogspot.com/2009/06/louis-braille-sua-vida-e-seu-sistema.html>. Acesso em: 20 nov. 2022.

OLIVEIRA, Josélia De Jesus Araujo Braga De; MELO, José Carlos De. Sistema Braille no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual: da Educação Infantil ao Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 10, Vol. 13, pp. 63-73. outubro de 2019. ISSN: 2448-0959. Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/sistema-braille. Acesso em 20 nov. 2022.

Publicado

2024-07-02