EDUCAÇÃO PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES (ERRD)

CAMINHOS PARA APRENDER, FORMAS DE AGIR E PERCEPÇÃO PARA PREVENIR EM ESCOLAS DA CIDADE DE CRATO (CE)

Autores/as

  • Antônia Carlos da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Antonio Marcos Gomes da Silva
  • Francisco Edmar de Sousa Silva Pinheiro
  • Bruna Tavares Nunes Nicolau
  • Allison Silva do Nascimento
  • Kelly Rayane Silva Costa
  • Alessandro Henrique de Sousa
  • Diogo Alves dos Santos
  • Jeilson Rodrigues da Silva Junior

Palabras clave:

Áreas de risco. Desastres ambientais. Escola. ERRD.

Resumen

Este trabalho apresenta as ações extensionistas de Educação para Redução de  Riscos de Desastres (ERRD) realizadas em 2022 na Escola de Ensino Infantil e Fundamental 18 de Maio, localizada na cidade do Crato, no Ceará. As atividades tiveram como propósito envolver a comunidade escolar em procedimentos de observação e monitoramento de eventos pluviométricos extremos; desenvolver conceitos e  procedimentos relacionados à gestão de risco de desastre; e propiciar a criação de um plano de ação para efetivação da ERRD na escola e na comunidade. A metodologia assumiu uma perspectiva de caráter participativo (por envolver os(as) estudantes no reconhecimento dos problemas ambientais da  comunidade, nas discussões sobre os riscos ambientais e nas proposições de  intervenção; investigativo (por ter como suporte os procedimentos de pesquisa para construção do conhecimento escolar) e educativo (por destacar o conhecimento como um caminho de pensar a realidade, de  sentir-se participante e agente de transformação). Percebeu-se com as atividades realizadas, que os(as) estudantes demonstraram envolvimento com a proposta dos “Detetives de Sinais e Monitoramento”, interesse pela temática abordada nas aulas ministradas, o reconhecimento da necessária conscientização das pessoas para ERRD e engajamento na contrução dos Geozines para disvulgação das formas de prevenção e ação frente aos riscos de desastres.

Citas

CARTAGENA. Sarah Marcela Chinchilla. Redução de riscos de desastres nas escolas. Florianópolis: CEPED UFSC, 2012. 10 p.

CEMADEN. Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Municípios monitorados, 2013. Disponível em: http://www2.cemaden.gov.br/municipios-monitorados-2/ Acesso em: 15 de novembro de 2021.

CPRM. Serviço Geológico do Brasil. Relatório Anual, 2014. Disponível em: https://www.cprm.gov.br/publique/media/informacao_publica/rel_anual_2014.pdf Acesso em: 23 de março de 2022.

LUNA, V. F. et al. Ocorrência de eventos de chuva extrema no período de 1974 – 2016 na cidade do Crato – CE. Disponível em: http://www.abclima.ggf.br/sbcg2018/site/anais/. Acesso: 10 de outubro de 2019.

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SILVA, Antonio Marcos Gomes da. Geozine: narrando experiências. Revista Terceiro Incluído. Goiânia-GO, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/71362 , acessado em 07 de novembro de 2022.

Publicado

2024-07-02