A APRENDIZAGEM CRIATIVA CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM E SEM TDAH

Autores/as

  • Luciana Maria Souza Macêdo Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Francisco Fábio Menezes de Moura
  • Fábio Alexandre Santos
  • Eduardo Gomes Onofre

Palabras clave:

Ambiente Criativo., Aprendizagem Criativa., Ensino de Matemática., TDAH.

Resumen

O presente trabalho apresenta a aplicação prática e teórica da metodologia da abordagem da Aprendizagem Criativa. Tendo como objetivo discutir e analisar novas práticas pedagógicas, com o viés inclusivo, a fim de contribuir no desenvolvimento de crianças com e sem diagnóstico de TDAH. Realizamos uma pesquisa de campo alinhada com o estudo teórico sobre a aplicação desse processo em turmas de estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. A pesquisa concentrou-se em quatro escolas da rede municipal de ensino na cidade de Jardim-CE. Participaram do projeto cerca de 200 estudantes. O presente estudo apresenta descobertas de pesquisas anteriores sobre essa temática, e uma nova aplicação prática, onde os resultados apontaram que atividades e um ambiente propicio ao processo criativo contribuem significativamente no processo de ensino e no desenvolvimento de habilidades importantes em alunos com e sem TDAH.

Citas

ABDA. TDAH, criatividade e inteligência. [S. l.], 27 abr. 2016. Disponível em: https://tdah.org.br/tdah-criatividade-e-inteligencia/. Acesso em: 5 nov. 2022.

ALENCAR, E. M. L. S. Criatividade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1993.

AMABILE, T. Growing up Creative: nuturing a lifetime of creativity. New York: Crown Publishers, 1989.

BARKLEY, Russell. A. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): guia completo e autorizado para os pais, professores e profissionais da saúde. Traduzido por Luís Sérgio Roizman. Porto Alegre: Artmed, [2002]. Título original: Attention-deficit hyperactivity disorder (ADHD): complete guide and authorized for parentes, teachers and health professionals.

GOLDSTEIN, Sam. Hiperatividade: Compreensão, Avaliação e Atuação: Uma Visão Geral sobre TDAH. Artigo: Publicação, nov, 2006.

HOLLY WHITE. Scientific American, em 05 de Março, de 2019, por Holly White, pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade Ann Arbor, de Michigan.

HOLLY WHITE, Priti Shah. Creative style and achievement in adults with attention deficit/hyperactivity disorder. Personality and Individual Differences. Volume 50, Issue 5, 2011, Páginas 673-677. Disponivel em: https://doi.org/10.1016/j.paid.2010.12.015. Acesso em 5 Nov. 2022.

MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Criatividade e saúde nos indivíduos e nas organizações. In: VIRGOLIM, Ângela M. (org). Talento Criativo: expressão em múltiplos contextos. Brasília: Editora UnB, 2007.

RESNICK, Mitchel. Jardim de infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Tradução: Mariana Casetto Cruz, Lívia Rulli Sobral; revisão técnica: Carolina Rodeghiero, Leo Burd. Porto Alegre: Penso, 2020

RUNCO, M. Personal Creativity: definition and develomental issues. In: Creativity from childhood through adulthood: the developmental issues. Jossey-bass Publishers, 1996.

VYGOTSKY, L. S. (2004). Imagination and Creativity in Childhood. Journal of Russian and East European Psychology. Vol. 42, nº 1, pp. 7-97.

Publicado

2024-07-02