ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA:

POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO ENSINO ADAPTADO

Authors

  • PEDRO HENRIQUE DE SENA COUTINHO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
  • Benedito Gomes de Queiroz Neto Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Luciana Nunes de Sousa URCA

Keywords:

EDUCAÇÃO FÍSICA, APAE, INCLUSÃO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Abstract

Este trabalho apresenta a experiência do estágio supervisionado V, do curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri – URCA/CE voltado para a Educação Adaptada. Com o objetivo de descrever a experiência de estagiários do curso de educação física por meio da intervenção com alunos com deficiência. O campo de atuação para a prática foi a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Juazeiro do Norte – CE. O período regencial durou 9 semanas, obtendo-se uma carga horária total de 36 horas-aula. Durante o período de regência foram realizadas atividades para promover maior participação das crianças e adultos presentes, mas devido á grande demanda de alunos e certo descaso dos professores da instituição, tornou-se desafiador elaborar aulas acessíveis a todos. Ao final do período de intervenção foi possível perceber todas as dificuldades enfrentadas pelo professor de educação física para promover um ensino de qualidade.

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Published

2024-07-02