LIBRAS E A INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

DIFICULDADES E PERSPECTIVAS

Authors

  • Sandra Maria Leite Costa Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Carla Geovana Nogueira Maia Universidade Regional do Cariri

Keywords:

Discentes Surdos; Educação inclusiva; Libras

Abstract

Nos últimos anos, a educação dos estudantes surdos, no Brasil, tem sido uma discussão recorrente, principalmente a partir da implementação das políticas linguísticas. É inegável as conquistas do Povo Surdo a partir do reconhecimento da língua brasileira de sinais (Libras) enquanto língua natural. No entanto, essas políticas ainda não foram suficientes para incluir os surdos efetivamente na sociedade. Diante dessa problemática, buscamos por meio desse Projeto de Extensão, intitulado  “Libras para professores da educação básica: propostas de inclusão para o aluno surdo”, mostrar que, apesar das adversidades, os surdos têm alcançado êxito quanto à educação. De maneira mais específica, tencionamos também apontar o que ainda é necessário fazer e destacar a importância desse tipo de ação no processo de inclusão dos surdos no ambiente escolar e na sociedade como um todo. Para tanto, utilizamos como metodologia, a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e para esse fim, alicerçamo-nos em Minayo (2009), Quadros (2015), Strobel (2020), na legislação que assegura o ensino dos surdos e nos relatos dos participantes do projeto em questão. O curso contou com a participação total de 30 professores  da  Educação  Básica  da  rede  pública  e  privada  do Cariri  Oeste  cearense. Com isso, confirmamos que apesar dos avanços no que diz respeito à educação formal de Surdos, ainda há muito que se fazer e as universidades têm um papel fundamental nesse processo.

References

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Published

2024-07-02