TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Janete de Souza Bezerra
  • Antônia Paloma de Jesus Araújo
  • Francisca Beatriz Oliveira de Souza

Palavras-chave:

Práxis docente. Aprendizagem. Recursos tecnológicos

Resumo

Com o aperfeiçoamento e desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e sua aplicação em todos os setores da sociedade, surge a necessidade cada vez mais crescente da implementação dessas no âmbito escolar com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Perante o exposto, objetivou-se analisar a percepção de professores acerca da inserção de novas tecnologias nas aulas de Biologia de uma escola pública estadual do município de Salitre- CE. A pesquisa configura-se como de cunho qualitativo e quantitativo, onde inicialmente foram realizadas revisões bibliográficas acerca da utilização das novas tecnologias no ensino de Biologia. Posteriormente, foi elaborado um minicurso sobre aplicações de ferramentas digitais no ensino de Biologia. Para a coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os educadores do ensino médio da escola em estudo. Os dados obtidos através do questionário evidenciaram que os docentes fazem utilização limitada de instrumentos tecnológicos na sua prática pedagógica e a maioria afirmaram que as escolas não dispõem de equipamentos e instrumentos tecnológicos para auxiliar o trabalho docente e consequentemente na aprendizagem dos educandos. Dessa forma, é necessário que os professores estejam capacitados para introduzir na sua práxis as novas tecnologias de forma a atender os objetivos da educação e, para que isto ocorra, é essencial que a escola possa fornecer subsídios para tal ação.

Referências

ALONSO, Myrtes; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Inserção de tecnologias na

escola e formação continuada e em serviço de gestores. São Paulo: PUCSP, 2004.

CARVALHO, Laís de Jesus; GUIMARÃES, Carmen Regina Parisotto. Tecnologia: um

recurso facilitador do ensino de Ciências e Biologia. Anais do 9° Encontro Internacional de

Formação de Professores, 2016.

CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O uso das tecnologias

educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. Londrina,

UEL, p. 329-337, 2014.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização

da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.

DIAS, Graciele Alencar; DE ALENCAR CAVALCANTE, Rosiane. As tecnologias da

informação e suas implicações para a educação escolar: Uma conexão em sala de aula.

Revista de pesquisa interdisciplinar, v. 1, n. Esp, 2016.

FERREIRA, Carlos Roberto Santos. Tecnologia nas Escolas Estaduais: Breves

Reflexões. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 19, p. 123-137, 2020.

LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de. A escola no contexto das tecnologias de

comunicação e informação: do dialético ao virtual. Salvador: Eduneb, 2007.

LIMEIRA, George Nunes; BATISTA, Maria Edenilce Peixoto; BEZERRA, Janete de Souza.

Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p 1-13.

SANTOS, Vanderlei Siqueira dos–PUCPR; BEHRENS, Marilda Aparecida–PUCPR.

Inserção das tecnologias na educação a partir de um paradigma inovador. XIII EDUCERE,

IV SIRSSE, VI SIPD-Cátedra UNESCO. Anais Eletrônicos. Disponível em:˂

http://www. pucpr. br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/302_307. pdf˃. Acesso em

/06/2020.

ZACARIOTTI, Marluce Evangelista Carvalho.; SOUZA, José Luiz dos Santos. Tecnologias

digitais de informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista

Observatório, v. 5, n. 4, p. 613-633, 2019.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)