ATIVIDADE LÚDICA ACERCA DA DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE SANGUE REALIZADO POR GRADUANDOS DE ENFERMAGEM

Authors

  • Natália Bastos Ferreira Tavares Universidade Regional do Cariri
  • Antonia Gisele Vieira Albuquerque Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Teodoro Marcelino da Silva
  • Maria Lorhana Venancio da Silva Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Rogério Sandrey Couras de Carvalho Faculdade Estácio do Ceará
  • Raimundo Tavares de Luna Neto Universidade Regional do Cariri - URCA

Keywords:

Doação de sangue, Estudante, Promoção da Saúde

Abstract

A doação voluntária de sangue ainda hoje é um problema de interesse mundial, em virtude da inexistência de uma substância capaz de substituir o tecido sanguíneo. Nessa perspectiva, considera-se indispensável e essencial realizar atividades educativas que incentivem a procura pela doação voluntária de sangue no Brasil. Objetivo: relatar a ação educativa sobre promoção da saúde e doação voluntária de sangue realizada pelo projeto de extensão: Doe Sangue, salve vidas e sua atuação como ferramenta para o cuidado educativo com os jovens. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de uma ação realizada por integrantes do projeto de extensão “Doe Sangue, Salve Vidas” desenvolvido por graduandos do curso de enfermagem da Universidade Regional do Cariri, campus Iguatu. A atividade foi realizada no mês de julho de 2022 no campus Humberto Teixeira com 20 estudantes dos cursos de enfermagem e educação física. Procedeu-se com uma dinâmica em sala de aula, conhecida popularmente como dinâmica do repolho, onde cada participante retirava uma folha com perguntas do tipo verdadeiro ou falso sobre a doação de sangue e assim iam interagindo com os demais participantes. Resultados: O desenvolvimento dessa atividade, possibilitou identificar o interesse dos participantes sobre a doação de sangue, esclarecer algumas dúvidas pertinentes à prática transfusional, discutir mitos e tabus relacionados à temática, orientar sobre as recomendações gerais para doar sangue; contudo, é notório que existem muitos desafios para adesão de ser um doador. Conclusão: A atividade educativa realizada possibilitou uma maior visibilidade sobre a importância do processo de doação de sangue com notório interesse na área da hematologia e hemoterapia e, sobretudo, percebeu-se que houve uma maior sensibilização dos acadêmicos em tornarem-se doadores voluntários de tecido sanguíneo. 

References

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Published

2024-07-02