EDUCAÇÃO AMBIENTAL E LUDICIDADE: PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCANDOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Authors

  • Antonio Carlito Bezerra dos Santos Universidade Federal Rurual de Pernambuco - UFRPE
  • Thais Faustino Bezerra
  • José Wellington Macêdo Viana

Keywords:

Educação Ambiental, Ensino-Aprendizagem, Jogos Educativos, Ludicidade

Abstract

A Educação Ambiental (EA) é uma prática de ensino interdisciplinar que promove a preservação e a conservação do meio ambiente visando ao bem estar social. A partir dela, adquirimos conhecimentos, habilidades e experiências que nos tornam capazes de encontrar soluções para os problemas ambientais presentes e futuros. A EA pode ser trabalhada com os educandos desde cedo, a fim de que eles entendam os atuais problemas ambientais e se posicionem ativamente frente a eles. Para tanto, a EA deve ser inserida nas práticas educativas através de jogos e brincadeiras, ferramentas lúdicas do processo de ensino. Neste contexto, objetivou-se descrever a aplicação do Jogo Educativo das Lixeiras Seletivas, e relatar a realização de uma prática educativa do Meio Ambiente, com o intuito de facilitar o aprendizado dos educandos dos anos iniciais de uma escola de Ensino Fundamental localizada em Missão Velha-CE. Trinta (30) pessoas foram beneficiadas com as atividades do projeto. Para a construção do jogo, foram usados os recursos gratuitos do Canva e para a aplicação da prática educativa foi realizada a “I Semana Virtual de Meio Ambiente” da referida escola. Reafirmando os pensamentos de diferentes estudiosos do campo educacional, constatamos que desenvolver atividades lúdicas diversificadas facilita o entendimento dos assuntos voltados para a EA, as quais sejam ao mesmo tempo prazerosas e pedagogicamente eficazes para a aprendizagem dos educandos.

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Published

2024-07-02