ARCA PROJETO ARCA - EDUCAÇÃO E CULTURA

Authors

  • CARLOS ALBERTO TOLOVI UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Thamyres da Silva Rodrigues
  • Átila Siqueira Rosal

Keywords:

Educação, Arte, Cultura, Emancipação

Abstract

A Arca é uma instituição que há vinte anos vem desenvolvendo atividades socioeducativas e culturais, utilizando-se da linguagem lúdica e do método dialógico para afetar a vida das pessoas dentro de sua dinâmica, afetando positivamente a comunidade através destas. Localizada no município de Altaneira, no interior do Ceará, na Região Sul do Cariri, distante da capital Fortaleza 497 km, com um índice de desenvolvimento humano IDH 0,576, com 7.650 habitantes, possui uma população muito carente econômica e culturalmente. É neste contexto que a Arca vem atuando há mais de duas décadas, tornando-se projeto de extensão há mais de 15 anos, com forte presença da Universidade Regional do Cariri. Nestes últimos anos este projeto assumiu o caráter de Programa de Extensão, por se caracterizar como um processo educativo com periodicidade e por comportar dentro de sua dinâmica diversas atividades com o mesmo objetivo: criar uma práxis educativa na perspectiva de provocar uma leitura crítica da realidade, gerando mudança de visão de mundo, para levar a uma mudança de atitude, tendo como método a interação dialógica e como fim a transformação socioeconômica e cultural. E para isso conta com uma equipe de educadores voluntários e com bolsistas da Universidade Regional do Cariri, desenvolvendo periodicamente atividades de música – aulas de violão, teclado, ukulele, bateria, percussão, canto-coral –, contação de história, poesia e formação tecnológica. Tudo isso com a finalidade de despertar o potencial de crianças, adolescentes e jovens que assumem, nesses espaços educativos, o papel de protagonistas.

References

CORREIA, Marcos Antonio. A funçăo didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educaçăo.Curitiba, Educar, 36, 127-145. 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo. Ed. Cortez, 1989.

FREIRE. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, 13ª. ed. Ed. Paz e Terra, 1983.

TAHAN, Malba. A arte de ler e contar histórias. 4. ed. Rio de Janeiro: Conquista, 1966.

Published

2024-07-02