PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BASEADAS NO MODELO TRANSTEÓRICO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM PESSOAS COM DIABETES ATENDIDAS EM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA e UBS MURITI III

Authors

  • Gislaine da Silva Rocha Universidade Regional do Cariri
  • Sandra Mara Pimentel Duavy

Keywords:

Diabetes Mellitus, Modelo Transtéorico, Nutrição

Abstract

O aumento da prevalência do diabetes está associado a diversos fatores, como transição epidemiológica, transição nutricional, estilo de vida sedentário, excesso de peso, crescimento e envelhecimento populacional e, também, à maior sobrevida dos indivíduos com diabetes. As atividades foram desenvolvidas no Ambulatório de Estomaterapia da Universidade Regional do Cariri - URCA e da UBS Muriti localizados no município de Crato-CE. O objetivo estudo foi compartilhar informações sobre alimentos, dieta e nutrição para o controle glicêmico de diabéticos atendidos no ambulatório de estomaterapia da URCA e UBS Muriti III considerando a classificação do modelo transteórico de transformação (MTT) proposta pela Sociedade Brasileira de Diabetes. Aconteceram principalmente diálogos que remetiam ao processo de saúde-doença com conhecimentos acerca de como enfrentar a patologia e medidas de controle das complicações de Diabetes mellitus (DM). Foram 20 participantes beneficiados com o projeto, dos quais 10 tinha o diagnóstico de DM, totalizando os dois locais. O ambulatório de Estomaterapia da URCA disponibiliza atendimentos aos serviços de feridas, estomias, podiatria e incontinência urinária. Os pacientes com DM que participaram do projeto estão no serviço de feridas, apresentando em sua maioria pé diabético. Foram encontrados 5 diabéticos no local. Na UBS Muriti, é desenvolvido um trabalho de educação em saúde com 20 mulheres, nas quais 5 tem DM. O entendimento dos conceitos do MTT amplia a compreensão do profissional da saúde sobre a motivação e o processo de mudança, podendo instrumentalizá-lo com o intuito de favorecer a adesão dos pacientes a comportamentos mais saudáveis.

 

Author Biographies

Gislaine da Silva Rocha, Universidade Regional do Cariri

Acadêmica do 7° semestre de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri. Bolsista de extensão: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BASEADAS NO MODELO TRANSTEÓRICO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM PESSOAS COM DIABETES ATENDIDAS EM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA e UBS MURITI III.

Sandra Mara Pimentel Duavy

Professora doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, coordenadora do projeto

References

BRASIL. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Brasília: Editora Clannad, 2019

COSTA, Jorge de Assis et al. Promoção da saúde e diabetes: discutindo a adesão e a motivação de indivíduos diabéticos participantes de programas de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. Minas Gerais, 2011, v. 16, n. 3

DOS SANTOS SOLDERA, Andrezza Gabrielly et al. Estratégias de Educação em Saúde a pacientes com Diabetes mellitus em insulinoterapia: revisão integrativa/Health education strategies for patients with Diabetes mellitus in insulin therapy: integrative review. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 21, 2022.

MARQUES, Francielle Renata Danielle Martins et.al. Autocuidado de idosos com diabetes mellitus na perspectiva do modelo de atenção às condições crônicas. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S. l.], v. 11, 2021.

NATALI, Celeste Maria et al. Impactos dos planos de mudança de tipo alimentar e de atividade física nos perfis bioquímicos e antropométricos de diabetes mellitus. Nutrire: Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. pág. 322-334, 2012.

SARTORELLI, Daniela Saes; FRANCO, Laércio Joel; CARDOSO, Marly Augusto. Intervenção nutricional e prevenção primária do diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemática. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, p. 7-18, 2006.

TORAL, Natacha; SLATER, Betzabeth. Abordagem do modelo transteórico no comportamento alimentar. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, p. 1641-1650, 2007.

WORLD HEALTH ORGANIZATION - WHO. Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Geneva, 2003.

Published

2024-07-02

Most read articles by the same author(s)