TEATRO NA COMUNIDADE:

CASA DE QUITÉRIA E ASSENTAMENTO 10 DE ABRIL

Autores

  • Mônica Vianna de Mello universidade Regional do Cariri
  • Luz URCA
  • Tainá da Silva Alcântara URCA

Palavras-chave:

Comunidade., Plataforma digital, Teatro

Resumo

O presente texto tem o intuito de relatar as experiências e vivências do Teatro na comunidade, programa de extensão ofertado pela Universidade Regional do  Cariri- URCA e que faz conexão com grupo de pesquisa PETECA-Pedagogias do Teatro no Cariri. As aulas eram executadas na comunidade do Baixio das Palmeiras, no Centro de Cultura Casa de Quitéria e no Assentamento 10 de Abril (MST), em Monte Alverne, por meio da plataforma digital Google Meet, das 17h às 19h, às segundas e quintas-feiras. As duas comunidades nas quais foi desenvolvida a referida oficina contam com um número muito significativo de crianças e adolescentes, algumas nunca tiveram a oportunidade de participar de aulas de Teatro, mesmo mostrando um grande interesse. Uma das razões dessa falta de acesso é a própria visão do Estado quanto ao curso que ainda é ignorado por boa parte da sociedade e por diversas instituições de ensino. As práticas teatrais que são realizadas nas comunidades estão voltadas principalmente para jogos de improvisação, mas envolvem uma certa diversidade de metodologias como: Jogos teatrais, técnicas do Teatro do Oprimido, trabalhos com músicas, textos e objetos de cena, entre outros. Procuramos formas de estimular todos e todas a participarem e interagirem nos exercícios propostos, pois entendemos que nas oficinas os participantes ganham conhecimentos de várias técnicas da linguagem teatral e uma melhor consciência de si, para si.

Biografia do Autor

Mônica Vianna de Mello, universidade Regional do Cariri

Atriz e Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri-URCA, Crato, CE. Líder do Grupo de Pesquisa Pedagogias de Teatro no Cariri-PETECA. Coordenadora do Programa de Extensão Teatro na Comunidade. Atuou como Coordenadora do PIBID/Teatro na URCA de 2016 a 2018. Atuou de 2012 até 2015 como Professora e Coordenadora Pedagógica da Licenciatura em Teatro a Distância da Universidade de Brasília-UnB e também como professora substituta na UnB no curso presencial, em 2009 e 2013/2014. Desenvolveu projetos como colaboradora na área de audiovisual junto à HTRON Cinema e Vídeo. Integrou o coletivo Teatro do Instante como atriz e pesquisadora de 2009 a 2015, tendo atuado nos espetáculos "Pulsações" (2010/11), sob direção de Rita de Almeida Castro e "À Deriva", sob direção de Giselle Rodrigues. Ainda como atriz integrou a Companhia dos Novos no Teatro Vila Velha em Salvador-BA, tendo atuado nos espetáculos "Primeiro de Abril" sob direção de Gordo Neto e "A Geladeira"dirigido por Thomas Quillardet, entre outros. Coordenou o curso/treinamento "Improvisação por Princípios", como curso de extensão pela UnB em 2010/11 e o treinamento de ator "O Caminho do Ator Buscador" no Teatro Vila Velha em 2005. Possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (1999) e Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Brasília (1989) e Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2006 e 2011, respectivamente). Desenvolve pesquisa nas áreas de Pedagogia Teatral e Trabalho de atriz/ator.

Luz, URCA

Licenciada em Teatro pela URCA

Tainá da Silva Alcântara, URCA

Licancianda Teatro na URCA

Referências

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. ed 5ª. São Paulo: Summus Editorial. 1978.

NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da.(Org.) Escritos sobre o Corpo: diálogos entre arte, ciência, filosofia e educação. Natal, RN: Editora da UFRN, 2009. 182 p.

RAMOS, Enamar. Angel Vianna: pedagoga do corpo. São Paulo: Summus, 2007.

RYNGAERT, Jean Pierre. Jogar, Representar: práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009. 280 p.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. Tradução: Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 1992.

_______. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin. Tradução: Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2001. 349 p.

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Publicado

2023-10-17