IMPROVISANDO:
AÇÃO ESPONTÂNEA E CRIATIVA
Palavras-chave:
Comunidade, Improvisação, Jogos, TécnicaResumo
O presente texto refere-se à experiência de um ano de atividade do projeto de extensão – Improvisando: ação espontânea e criativa, tendo à frente do mesmo, o bolsista Adenir Duarte, sob coordenação da professora Mônica Mello. O projeto abrange duas instâncias: uma oficina de teatro oferecida junto à ONG Instituto Arte Vida, no bairro do Muriti, direcionada a um grupo de crianças que frequentam o Instituto e um espaço de treinamento de atriz/ator realizado no Centro de Artes Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, sendo ambos trabalhos voltados para práticas de improvisação. Quanto às metodologias de improvisação trabalhadas nos dois espaços houve uma proposta de interseção que eram as práticas do sistema Impro de Keith Johnstone. Todavia, com os atores e atrizes foi trabalhado também os Viewpoints de Anne Bogart, enquanto com as crianças foram amplamente trabalhados os Jogos Teatrais de Viola Spolin. Enquanto a oficina no Instituto Arte Vida foi ministrada por Adenir Duarte, o espaço de treinamento foi conduzido pela professora Mônica Mello. Desse modo, enquanto o bolsista trabalhava sua prática docente com as crianças, tinha oportunidade de aprimorar suas técnicas de improvisação como ator no espaço de treinamento, articulando assim as três dimensões de formação que a licenciatura propõe, ou seja, artista, professor, pesquisador.
Referências
JOHNSTONE, Keith, Impro: improvisation and the theater. London: Methuen Drama, 1995.
MELLO, Mônica Vianna de. Improvisação por Princípios: an;alise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator. 2011. 283f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2011.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. Tradução: Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 1992.