IMPROVISANDO:

AÇÃO ESPONTÂNEA E CRIATIVA

Autores

  • Mônica Vianna de Mello universidade Regional do Cariri
  • Denir Duarte URCA

Palavras-chave:

Comunidade, Improvisação, Jogos, Técnica

Resumo

O presente texto refere-se à experiência de um ano de atividade do projeto de extensão – Improvisando: ação espontânea e criativa, tendo à frente do mesmo, o bolsista Adenir Duarte, sob coordenação da professora Mônica Mello. O projeto abrange duas instâncias: uma oficina de teatro oferecida junto à ONG Instituto Arte Vida, no bairro do Muriti, direcionada a um grupo de crianças que frequentam o Instituto e um espaço de treinamento de atriz/ator realizado no Centro de Artes Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, sendo ambos trabalhos voltados para práticas de improvisação. Quanto às metodologias de improvisação trabalhadas nos dois espaços houve uma proposta de interseção que eram as práticas do sistema Impro de Keith Johnstone. Todavia, com os atores e atrizes foi trabalhado também os Viewpoints de Anne Bogart, enquanto com as crianças foram amplamente trabalhados os Jogos Teatrais de Viola Spolin. Enquanto a oficina no Instituto Arte Vida foi ministrada por Adenir Duarte, o espaço de treinamento foi conduzido pela professora Mônica Mello. Desse modo, enquanto o bolsista trabalhava sua prática docente com as crianças, tinha oportunidade de aprimorar suas técnicas de improvisação como ator no espaço de treinamento, articulando assim as três dimensões de formação que a licenciatura propõe, ou seja, artista, professor, pesquisador.

Biografia do Autor

Mônica Vianna de Mello, universidade Regional do Cariri

Atriz e Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri-URCA, Crato, CE. Líder do Grupo de Pesquisa Pedagogias de Teatro no Cariri-PETECA. Coordenadora do Programa de Extensão Teatro na Comunidade. Atuou como Coordenadora do PIBID/Teatro na URCA de 2016 a 2018. Atuou de 2012 até 2015 como Professora e Coordenadora Pedagógica da Licenciatura em Teatro a Distância da Universidade de Brasília-UnB e também como professora substituta na UnB no curso presencial, em 2009 e 2013/2014. Desenvolveu projetos como colaboradora na área de audiovisual junto à HTRON Cinema e Vídeo. Integrou o coletivo Teatro do Instante como atriz e pesquisadora de 2009 a 2015, tendo atuado nos espetáculos "Pulsações" (2010/11), sob direção de Rita de Almeida Castro e "À Deriva", sob direção de Giselle Rodrigues. Ainda como atriz integrou a Companhia dos Novos no Teatro Vila Velha em Salvador-BA, tendo atuado nos espetáculos "Primeiro de Abril" sob direção de Gordo Neto e "A Geladeira"dirigido por Thomas Quillardet, entre outros. Coordenou o curso/treinamento "Improvisação por Princípios", como curso de extensão pela UnB em 2010/11 e o treinamento de ator "O Caminho do Ator Buscador" no Teatro Vila Velha em 2005. Possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (1999) e Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Brasília (1989) e Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2006 e 2011, respectivamente). Desenvolve pesquisa nas áreas de Pedagogia Teatral e Trabalho de atriz/ator.

Denir Duarte, URCA

Licenciando de Teatro na URCA.

Referências

JOHNSTONE, Keith, Impro: improvisation and the theater. London: Methuen Drama, 1995.

MELLO, Mônica Vianna de. Improvisação por Princípios: an;alise de um curso/treinamento baseado em princípios específicos do trabalho de ator. 2011. 283f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2011.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. Tradução: Ingrid Koudela. São Paulo: Perspectiva, 1992.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)