A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

DA PRODUÇÃO DO PROJETO À PRODUÇÃO DA MONOGRAFIA

Autores

  • Lucas Vieira de Lima Silva URCA
  • Naerton José Xavier Isidoro

Palavras-chave:

Extensão, Monografia, TCC, Projeto, Pesquisa

Resumo

Ao longo dos últimos 19 anos de experiência como professor do Curso de Licenciatura em Educação Física da URCA, sobretudo quando do início das primeiras orientações de monografia para cá, tem-se observado um aumento considerável de estudantes que não conseguem concluir suas monografias como TCC. Em função disso, foi criada uma extensão que pudesse, através de encontros quinzenais ou mensais, estimular o discente a melhor administrar seu tempo e suas atividades para a ser capaz de construir seu TCC, desde a produção do projeto à produção da monografia em tempo hábil, evitando passar mais tempo na universidade e poder acessar mais rapidamente o mercado de trabalho. O projeto vem sendo realizado por meio de encontros virtuais (ou presenciais), utilizando-se de recursos audiovisuais que auxiliem no processo de comunicação e transmissão das informações inerentes ao processo de construção dos trabalhos acadêmicos-científicos, em especial, a monografia. Resultados preliminares apontam que os participantes da extensão estão interessados em compreender como se faz uma monografia a partir das experiências daqueles que já passaram pelo processo, tanto para quem já a fez quanto para quem já foi responsável por inúmeras orientações. Na opinião dos participantes do projeto, a proposta dessa extensão tem contribuído de maneira importante para a minimização desses problemas enfrentados nas disciplinas voltadas às formulações de projetos e monografias, já que elas e seus professores e orientadores, sozinhos, não conseguem dar conta de tantas demandas, diminuindo as chances de se permitir produções monográficas mais qualificadas.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de Caso em Pesquisa e Avaliação Educacional. Brasília: Líber Livro, 2005.

BARROS, José D’Assunção. O Projeto de Pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

_____. Práticas Interdisciplinares na Escola. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

Geertz, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: ltc, 1989.

GONÇALVES, Elisa Pereira; NÓBREGA, Ana Maria. Fazendo uma Monografia em Educação. Campinas: Alínea, 2005.

HESS, Remi. Produzir sua obra: o momento da tese. Brasília: Líber Livro, 2005

LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de Estilo Acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses.

ROCHA, João Bernardes da; BASSO, Nara Regina de Souza; Borges, Regina Maria Rabello. Transdisciplinaridade: a natureza íntima da educação científica. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)