ACADEMIA ESCOLA E CENTRO DE ATIVIDADES DE PRÁTICAS CORPORAIS E ESPORTIVAS (CENAPES) URCA

UMA VIA DE ACESSO PARA MELHORIA DOS NÍVEIS DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Maria do Socorro Cirilo de Sousa Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Simonete Pereira da Silva Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Naerton José Xavier Isidoro Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Andressa Pereira da Silva Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Abinael Felix de Melo Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Miranilton Lucena de Sousa Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Ana Tereza de Sousa Brito Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo Henrique Saraiva de Alencar Universidade Regional do Cariri - URCA

Palavras-chave:

Bem-estar, Exercício físico, Extensão

Resumo

A Academia Escola Cenapes URCA, é um setor localizado nas dependências do ginásio poliesportivo da URCA que busca, inserir e incluir à sociedade em programas de exercício físico para melhorias no desempenho da saúde mental, física, qualidade de vida, lazer e esporte atendendo extensionistas internos e externos à URCA, incluindo pessoas com doenças crônico degenerativas (PCDCD) e com deficiência (PCD). O objetivo foi apresentar a Academia Escola Centro de Atividades de Práticas Corporais e Esportivas (CENAPES) URCA enquanto via de acesso para melhoria dos níveis de saúde mental, física e psicológica, esporte, lazer e qualidade de vida. Selecionou-se um público de N=335 extensionistas, num corte transversal, dos últimos seis meses de 2022. Os frequentadores são: 63% são mulheres e 37% homens; 87,2% solteiros, 7,8% casado; 61,8% curso superior incompleto ou cursando; 20,3% ensino médio completo e diferentes escolaridades foram citadas, inclusive, sem; 28,7% são estudantes com bolsa de fomento; 27,8% outras ocupações e sem ocupação profissional; 40%, interesse, estético, 46% emagrecimento e outros; 68,7% solicita musculação e 25%, mais de duas atividades. Concluiu-se que a Academia Escola Cenapes- URCA é uma via de acesso para melhoria dos níveis de saúde mental, física e psicológica, esporte, lazer e qualidade de vida, da sociedade, ultrapassando os muros da Universidade, consolidada pela excelência na formação dos alunos do Curso de Educação Física e abriu espaço para a interdisciplinaridade, atuando junto aos demais cursos da URCA.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, 2022.

CIRILO-SOUSA, M. D. S. Treinamento Físico Individualizado - Personal Training Abordagem Nas Diferentes Idades Situações Especiais e Avaliação Física. 2008.

GUEDES, Dartagnan Pinto; LEGNANI, Rosimeide Francisco Santos; LEGNANI, Elto: motivos para a prática de exercício físico em universitários e fatores associados. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 4 dez/2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000400012>. Acesso em: 12 nov. 2022.

POLLOCK, M.L.; WILMORE, J.H.; FOX III, S. Exercício na saúde e na doença: Avaliação e prescrição para prevenção e avaliação. Rio de Janeiro: Medsi, 1993

ROMERO, Bruna Freitas; CASTANHO, Gabriela Kaiser Fullin; CHIMINAZZO, João Guilherme Cren; BARREIRA, Júlia; FERNANDES, Paula Teixeira. Motivação e atividade física: os projetos de extensão na Universidade. Pensar a Prática. V.20, n.1. jan./mar. 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/44134/pdf>. Acesso em: 12 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)