A PRÁTICA DO FUTSAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A PRÁXIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE
Palavras-chave:
Futsal. Crianças. EsporteResumo
Avaliar uma proposta pedagógica fundamentada na práxis pedagógica dos acadêmicos voluntários do projeto de extensão, bem como avaliar aspectos físicos, motores e comportamentais de crianças e adolescentes. Tratou-se de estudo de caso institucional com caráter interpretativo com abordagem mista. O presente estudo advém das vivencias dos autores, que são alunos do curso de Licenciatura e Bacharelado da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Iguatu – CE. Participaram do projeto de extensão 28 (23 meninos e 5 meninas) alunos que obrigatoriamente estivessem matriculados em escolas da rede pública ou privadas da cidade de Iguatu-CE e que tivessem idade cronológica de 8 a 12 anos. Foi utilizada a bateria de testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) para avaliar a aptidão física relacionada à saúde e desempenho. Os dados socioeducativos como mudança de comportamento, foram avaliados por meio de relato dos bolsistas. Durante três meses foram aplicados 24 planos de intervenção com duração de 60 minutos. A maioria dos jovens se encontram em zona de risco para todos os testes da aptidão física relacionada a saúde e desempenho. Comportamentos negativos por parte dos alunos, mais assíduos, foram percebidos. Uma das principais mudanças identificadas pelos bolsistas foi o comportamento dos alunos. Ao longo do projeto percebemos que a práxis pedagógica foi uma importante ferramenta, uma vez que, o esporte, enquanto manifestação, tem como pontos fortes a formação do indivíduo de forma integral, tendo a possibilidade de o tornar um futuro bom cidadão.
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