PROGRAMA DE EXTENSÃO CICLOS DE ARTE E CULTURA DA URCA

AÇÕES REALIZADAS NO ANO 2022

Autores

  • Cecilia Maria Ferreira
  • Luiz Moura
  • Erislania Pereira
  • Francisca Kaysa da Silva Ferreira
  • Francisco Robson Monte Vidal
  • José Wesley Nunes da Costa

Palavras-chave:

Desenho e Memória. Isogravura. Imaginação Sociológica. Programa de Extensão. Oficinas artísticos-culturais.

Resumo

O presente artigo registra as ações realizadas ao longo do ano de 2022 na edição piloto do Programa de Extensão Ciclos de Arte e Cultura da URCA. O objetivo principal dos Ciclos é reunir e orientar os projetos de extensão propostos pelos discentes, com base em suas áreas de formação e que possam ser desenvolvidos através de práticas artístico-culturais em diálogo com as comunidades externas à universidade. A execução do programa foi dividida em etapas que se configuraram da seguinte forma: Encontro com as poéticas dos bolsistas; Desenvolvimento dos projetos individuais; Compartilhamento dos projetos com a equipe do programa; Prática de extensão em comunidades externas à URCA. A partir dessa metodologia foram elaboradas três oficinas como ações de extensão, propostas pelos bolsistas com orientação e acompanhamento dos professores coordenadores, tendo como base o ensino da isogravura, a relação entre desenho e memória, a imaginação sociológica e sua interface com a música. A realização das oficinas em escolas, entidades culturais e centros sociais contribuiu para a formação dos discentes e aprofundou por meio da prática extensionista, o exercício da docência. A ideia central que sustenta o programa é a criação de um espaço institucional que colabore para a curricularização da extensão, tendo como base o protagonismo dos estudantes envolvidos, sobretudo na escolha dos objetos de estudo e na construção dos mesmos como práticas artístico-culturais com caráter extensionista.        

Referências

EDWARDS, Betty. Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro, Editora Ediouro, 1979.

FIGUEIRA, Marcele S. de A. Isogravura enquanto meio Pedagógico para o Ensino das Artes Visuais no Ensino Fundamental. 2016. 81 f. Monografia (Graduação em Artes Visuais). Universidade Federal de Roraima, Boa Vista/RR, 2016.

GUSMÃO, Andreia C.S. A Isogravura na Prática Pedagogica pa o Ensino das Artes Visuais no Ensino Médio. Barretos-SP, 2018. Disponivel em< https://bdm.unb.br/bitstream/10483/21619/1/2018_AndreiaCarinaSantosGusmao_tcc> .Acesso em 10 de novembro de 2022.

LUCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo, Ed. Martins Fontes, 2001.

MILLS, Charles Wright. A promessa. In: MILLS, Charles Wright (autor). A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1982. (Cap.1 –, p.9-32).

Downloads

Publicado

2023-10-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)