TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
Práxis docente. Aprendizagem. Recursos tecnológicosResumo
Com o aperfeiçoamento e desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e sua aplicação em todos os setores da sociedade, surge a necessidade cada vez mais crescente da implementação dessas no âmbito escolar com o intuito de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Perante o exposto, objetivou-se analisar a percepção de professores acerca da inserção de novas tecnologias nas aulas de Biologia de uma escola pública estadual do município de Salitre- CE. A pesquisa configura-se como de cunho qualitativo e quantitativo, onde inicialmente foram realizadas revisões bibliográficas acerca da utilização das novas tecnologias no ensino de Biologia. Posteriormente, foi elaborado um minicurso sobre aplicações de ferramentas digitais no ensino de Biologia. Para a coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para os educadores do ensino médio da escola em estudo. Os dados obtidos através do questionário evidenciaram que os docentes fazem utilização limitada de instrumentos tecnológicos na sua prática pedagógica e a maioria afirmaram que as escolas não dispõem de equipamentos e instrumentos tecnológicos para auxiliar o trabalho docente e consequentemente na aprendizagem dos educandos. Dessa forma, é necessário que os professores estejam capacitados para introduzir na sua práxis as novas tecnologias de forma a atender os objetivos da educação e, para que isto ocorra, é essencial que a escola possa fornecer subsídios para tal ação.
Referências
ALONSO, Myrtes; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Inserção de tecnologias na
escola e formação continuada e em serviço de gestores. São Paulo: PUCSP, 2004.
CARVALHO, Laís de Jesus; GUIMARÃES, Carmen Regina Parisotto. Tecnologia: um
recurso facilitador do ensino de Ciências e Biologia. Anais do 9° Encontro Internacional de
Formação de Professores, 2016.
CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O uso das tecnologias
educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. Londrina,
UEL, p. 329-337, 2014.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização
da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.
DIAS, Graciele Alencar; DE ALENCAR CAVALCANTE, Rosiane. As tecnologias da
informação e suas implicações para a educação escolar: Uma conexão em sala de aula.
Revista de pesquisa interdisciplinar, v. 1, n. Esp, 2016.
FERREIRA, Carlos Roberto Santos. Tecnologia nas Escolas Estaduais: Breves
Reflexões. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 19, p. 123-137, 2020.
LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de. A escola no contexto das tecnologias de
comunicação e informação: do dialético ao virtual. Salvador: Eduneb, 2007.
LIMEIRA, George Nunes; BATISTA, Maria Edenilce Peixoto; BEZERRA, Janete de Souza.
Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p 1-13.
SANTOS, Vanderlei Siqueira dos–PUCPR; BEHRENS, Marilda Aparecida–PUCPR.
Inserção das tecnologias na educação a partir de um paradigma inovador. XIII EDUCERE,
IV SIRSSE, VI SIPD-Cátedra UNESCO. Anais Eletrônicos. Disponível em:˂
http://www. pucpr. br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/302_307. pdf˃. Acesso em
/06/2020.
ZACARIOTTI, Marluce Evangelista Carvalho.; SOUZA, José Luiz dos Santos. Tecnologias
digitais de informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista
Observatório, v. 5, n. 4, p. 613-633, 2019.