“GINCANA ROSA”
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ALIADA NA PROMOÇÃO À SAÚDE E DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Planejamento Reprodutivo, Promoção da SaúdeResumo
O projeto de extensão “Planejar com consciência e autonomia: protagonismo, inovação e cuidado qualificado em planejamento reprodutivo” tem a finalidade de promover o cuidado de enfermagem em planejamento reprodutivo dentro do contexto acadêmico como estratégia de ensino e promoção da saúde sexual e reprodutiva. Nas ações de promoção da saúde, as práticas educativas assumem papel primordial para o protagonismo dos usuários no seu autocuidado, pois é a partir do conhecimento que os indivíduos se capacitam para decidir por comportamentos e atitudes mais saudáveis. Desse modo, objetiva-se discorrer acerca da ação realizada no Outubro Rosa sobre a sensibilização do câncer de mama, realizada pelo projeto de extensão Planejar com Consciência e Autonomia da Universidade Regional do Cariri - Campus Iguatu destinados aos cursos de Enfermagem e Educação Física. O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A etapa presencial sucedeu-se nas dependências da universidade no mês de outubro de 2022 e contou com a participação de duas turmas de discentes dos cursos de Enfermagem e Educação Física. A etapa online foi desenvolvida no perfil da rede social do projeto. Estas etapas tiveram alcance médio em 653 pessoas. As ações de extensão permitem maior interação com os estudantes recém-chegados à universidade, ao passo em que apresentam as ações dos projetos e instigam a participar destes colaborando na sua formação acadêmica. Destarte, foi possível afirmar que se alcançou o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a campanha do Outubro Rosa de forma lúdica e prática.
Referências
BENITES, M. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, 19(3):847-852, Brasília, DF, Brasil, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/kCNFQy5zkw4k6ZT9C3VntDm/?format=pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2022.
NUNES, Sabrina Freitas; MELO, Larissa Uchôa; XAVIER, Samyra Paula Lustoza. Competências para promoção da saúde na formação em enfermagem: contribuições da extensão universitária. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 96, n. 37, 2022.
SANTOS, D. et al. Planejamento Reprodutivo: Um Relato de Experiência Multidisciplinar. Revista Conexão UEPG, v. 16, n. 1, p. 2013676, 2020.
SANTOS, J , MARTINS, P. Planejamento familiar na perspectiva do desenvolvimento. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2011, v. 16.
SANTOS, J. M. de J. et al. Influência do planejamento reprodutivo e da satisfação materna com a descoberta da gravidez na qualidade da assistência pré-natal no Brasil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 19, p. 529-535, 2019.
THULER, L. C. Considerações sobre a prevenção do câncer de mama feminino. Revista brasileira de cancerologia, v. 49, n. 4, p. 227-238, 2003.
ZALUSKI, F. C.; OLIVEIRA, T. D. de. Metodologias ativas: uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. 2018.