CARTOGRAFIA TÁTIL PARA INCLUSÃO
CONTRIBUIÇÕES PELA OFICINA ‘MAPEANDO ÀS CEGAS’
Palavras-chave:
Cultura, Direitos Humanos, EducaçãoResumo
A Cartografia Tátil é uma área da Geografia que se dedica a produção de materiais didáticos e adaptados para uma Educação Inclusiva. Há mais 29 anos temos pesquisas brasileiras que buscam refletir os vários aspectos dessa Cartografia Tátil, dentre os quais a importância do ensino e aprendizagem perante a falta de materiais didáticos, bem como a busca de adequação desses materiais para incluir pessoas com deficiência visual. Com isso, o presente texto ressalta a importância da utilização dos mapas para inclusão de pessoas com deficiência visual como instrumento didático e/ou estratégia de inclusão escolar nas aulas de Geografia. A pesquisa tem como base os resultados do projeto de extensão “Cartografias com/para deficientes visuais das escolas de Ensino Médio do Cariri cearense”. Este projeto tem como centralidade desenvolver e estimular a produção de materiais didáticos cartográficos para inclusão de alunos com deficiência visual do Ensino Médio da região do Cariri cearense. A metodologia seguiu-se de um estudo de caso realizado com os alunos do primeiro ano e os professores da disciplina de Geografia da Escola de Ensino Médio Tempo Integral (EEMTI) Dona Maria Amélia Bezerra em Juazeiro do Norte-CE, que tem alunos normovisuais, para proporcionar uma discussão acerca da inclusão a partir da oficina mapeando às cegas no ambiente escolar. Essa iniciativa possibilitou a compreensão das dificuldades das pessoas com deficiência visual, levando-os a começarem a refletir quais as contribuições que devemos realizar para ter uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Referências
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