CARTOGRAFIAS DOS CONFLITOS HÍDRICOS NO SUL CEARENSE
MAPAS E MAPEAMENTOS EM PARCERIA COM O FÓRUM POPULAR DAS ÁGUAS DO CARIRI
Palavras-chave:
Baixio das Palmeiras, CAC, Mapeamento Participativo, ConflitosResumo
Esta pesquisa traz um levantamento sobre as ações desenvolvidas em conjunto com o Fórum Popular das Águas e o Laboratório Quatro Elementos (L4E), trazendo os levantamentos de dados e mapeamentos dos conflitos hídricos nas comunidades do sul do estado do Ceará, sendo beneficiado financeiramente pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, por meio do Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social – Bsocial, no Departamento de Geociência – DEGEO da Universidade Regional do Cariri – URCA. A pesquisa em si teve como intuito examinar/estudar os conflitos hídricos resultante da obra Cinturão das Águas do Cariri – CAC, com debates realizados com as comunidades, assim delineando uma nova forma de empoderamento e de resistência com as mesmas. Desse modo, busca-se por meio dos levantamebos de dados e os mapeamentos sociais, averiguar os impactos existentes, notando quais motivos e razões levaram a esses fatores, assim fazendo um processo de reconhecimento e de troca, acerca das experiências compartilhadas sobre os impactos socioambientais e os conflitos provocados pela referente obrar, e assim, planejar articulações com o intuito de debater os interesses das comunidades, mostrando por meio dessa pesquisa participativa os seus direitos referente à água e como devem se estabelecer frente a essa problemática em razão de reconhecer que suas vozes tem poder.
Referências
BRITO, A. C. R. Águas para que(m): grandes obras hídricas e conflitos territoriais no Ceará. Curitiba: Editora CRV, 2016.
NOBRE, Francisco Wlirian. Os efeitos do cinturão das águas do Ceará – CAC no distrito de Baixio das Palmeiras, Crato – CE. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Cariri, Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável, Juazeiro do Norte, 2017.
RIBEIRO, Wagner Costa. Geografia Política da Água. Annablume, 2008, São Paulo.
ROQUETTE, Maria Elisa Tosi. Mapeamento Participativo Em Um Contexto De Conflito Territorial: A Experiência Com A População Indígena Da Chapada Do Á, Anchieta - Es – Brasil. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Geografia, Vitória, 2015.