CONSTRUINDO SABERES: LEITURA INTERPRETATIVA E CRÍTICA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (TDC) NO ENSINO DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Educação Ambiental. Linguagem CientíficaResumo
Os Textos de Divulgação Científica (TDC) quando introduzidos como instrumentos didáticos de ensino na área de educação em ciências exercem a função de complementar o uso de materiais educativos tradicionais, como os livros didáticos. Dessa forma a presente atividade de extensão teve como principal objetivo proporcionar aos educandos do Ensino Médio a construção de saberes e significados que envolvam temas emergentes sobre a problemática ambiental através da leitura crítica e reflexiva de Textos de Divulgação Científica (TDC). Este é um grupo de extensão voluntário, onde as discentes tiveram a oportunidade de realizar grupos de leitura; elaborar planos de aulas e selecionar materiais didáticos para implementação das ações. Realizamos as atividades de leitura e discussão dos TDC com 39 estudantes do 2º ano do ensino médio da EEM de Campos Sales – CE. Os mesmos participaram inicialmente respondendo a um questionário que evidenciou o interesse dos educandos pelas temáticas ambientais, seguindo-se da participação nas rodas de conversas realizadas pelo google meet durante as aulas de Biologia. Ao final das ações realizadas, verificou-se que os educandos têm conhecimento sobre a temática sustentabilidade e educação ambiental. Estes verbalizaram as suas preocupações com os problemas ambientais vigentes, compreendendo a relevância de debatê-los através do discurso científico. Diante das reflexões sobre as ações de extensão, concluímos que o tema exposto sobre sustentabilidade ambiental já é conhecido por parte dos alunos, mas, ainda é um tema inovador e pouco trabalhado no contexto escolar.
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