HERPETOFAUNA DO CARIRI OESTE: CONHECER PARA CONSERVAR
Palavras-chave:
Anfíbios. Répteis. Educação Ambiental.Resumo
Considerando que a preocupação básica da educação ambiental é garantir um meio ambiente sadio para todos os seres humanos e organismos vivos existentes na face da Terra, o presente projeto de extensão teve como objetivo conscientizar e sensibilizar a população urbana e rural sobre a importância da fauna de anfíbios e répteis na região do Cariri Oeste, municípios de Araripe, Campos Sales e Salitre. Para a realização deste projeto elaboramos algumas estratégias como a criação do perfil @herpetocariri na rede social Instagram e o desenvolvimento de palestras expositivas online com cinco escolas parceiras da região. Através das interações durante as palestras percebemos que ainda existe uma mentalidade preconceituosa em relação a esses animais que mantém o sentimento de nojo e medo, associado principalmente às crenças e mitos populares. Consideramos que a divulgação de informações científicas sobre a herpetofauna que sejam acessíveis a população em geral, pode sanar as curiosidades e minimizar o medo das pessoas, além de melhorar a relação dos anfíbios e répteis com o homem.
Referências
AB’SABER, A. N. “(Re) Conceituando Educação Ambiental”. In: CRESPO, S.; LEITÃO, P.
(Eds.). Projeto: O que pensa o brasileiro da ecologia. Rio de Janeiro: MAST/CNPq, 1991.
AMARAL, J. M. DA S. “O incrível mundo dos anfíbios e répteis da Mata Atlântica”
Ações Educativas no entorno de Unidades de Conservação. 82p. Monografia (Graduação
Revista de Extensão (REVEXT)/ Pró – Reitoria de Extensão (PROEX) / Universidade Regional do Cariri – URCA - Crato-Ceará | v.2 |
n.1 | p. 372 - 376 | out-dez | 2021.
em Ciências Biológicas), Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE), Recife,
FERNANDES-FERREIRA, H. et al. Crenças associadas a serpentes no estado do Ceará,
Nordeste do Brasil. SITIENTIBUS série Ciências Biológicas, v. 11, n. 2, p. 153, 2012.
ICMBIO. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume I. 1a
edição ed. Brasília, DF: ICMBio/MMA, 2018.
LUCHESE, M. S. A herpetologia no Ensino Fundamental: o que os alunos pensam e
aprendem. 54p. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas), Universidade Federal do
Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, 2013.
SILVA, E. P.; BARROS, A. DE L.; FORSBERG, M. C. S. Concepções de estudantes de
escolas no entorno do Parque Estadual Sumaúma sobre sapos, rãs e pererecas: Desconstruindo
mitos e ajudando na conservação. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências, p. 1–8, 2017.