ESPETÁCULO DA QUÍMICA

ATIVIDADES LÚDICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Geysa Brito URCA
  • Ana Cecília Calixto Donelardy
  • Ricaelly Silva Santos
  • Ismara Meneses Moraes Feitosa
  • Lara Fabian dos Santos Sales
  • Pâmela Ferreira Martins
  • Rodolfo Sérgio de Oliveira

Palavras-chave:

Apresentações itinerantes, Ensino básico, Experimentação Química

Resumo

Sabe-se que há em geral uma grande dificuldade no aprendizado da disciplina de Química. A falta de experimentação em muitas escolas e, em especial, as da rede pública, dificulta a aprendizagem dessa ciência de forma significativa na educação básica. Com isso, o projeto de extensão Espetáculo da Química foi desenvolvido após a observação do desinteresse constante dos alunos do ensino básico para com a química, tendo como intuito incentivar e propagar o conhecimento científico de forma lúdica, desmistificando a química como uma ciência de difícil aprendizagem. Diante disso, foram feitas apresentações itinerantes de experimentos químicos contextualizados e com materiais de baixo custo em escolas da rede básica na região do Cariri se apresentando como alternativa de contextualização da Química, como ferramenta facilitadora de aprendizagem, além da promoção de espaço para formação docente dos alunos de Licenciatura em Química da URCA que desenvolveram o projeto, divulgando também o curso desta IES. As apresentações de experimentos com explicações científicas foram desenvolvidas em escolas do Crato, bem como em eventos e o conteúdo foi adaptado para os diversos públicos. Para obtenção de resultados, utilizou-se o método de observação assistemática participante, onde percebeu-se um acolhimento muito forte por parte dos professores e alunos. As apresentações presenciais atingiram com êxito o principal objetivo, conquistando alunos e professores, além do público itinerante, totalizando aproximadamente 500 pessoas beneficiadas pelo projeto. Devido ao sucesso e bom retorno dos participantes/ouvintes, projetos dessa natureza são de suma importância no fortalecimento do ensino, acesso à ciência e suas contextualizações e contribuições.

Referências

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Universidade de Murdoch. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

FONSECA, Wander. SOARES, Juarez Assis. A experimentação no ensino de ciências: relação teoria e prática. Artigos, volume I. Paraná. 2016.

PEREIRA, Boscoli Barbosa. Experimentação no Ensino de Ciências e o Papel do Professor na Construção do Conhecimento.

EMERICH, Catiane Medeiros. Ensino de ciências: uma proposta para adequar o conhecimento ao cotidiano – enfoque sobre a água. 2010. Dissertação de mestrado. Educação em ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre – RS. 2010.

DURÉ, Ravi Cajú. et al. Ensino De Biologia e Contextualização do Conteúdo: Quais Temas o Aluno de Ensino Médio Relaciona Com o Seu Cotidiano?. Experiências em Ensino de Ciências V.13, No.1. 2018.

CORRÊA, Taís Arthur. COELHO, Tatiana Costa. A Química é um espetáculo: uma proposta de articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação de professores. Formação de Professores da Educação em Ciências e Matemática em Pesquisa: perspectivas e tendências. Editora Científica Digital. Vol. 2. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-17