EDUCAÇÃO PARA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES (ERRD)
CAMINHOS PARA APRENDER, FORMAS DE AGIR E PERCEPÇÃO PARA PREVENIR EM ESCOLAS DA CIDADE DE CRATO (CE)
Palavras-chave:
Áreas de risco. Desastres ambientais. Escola. ERRD.Resumo
Este trabalho apresenta as ações extensionistas de Educação para Redução de Riscos de Desastres (ERRD) realizadas em 2022 na Escola de Ensino Infantil e Fundamental 18 de Maio, localizada na cidade do Crato, no Ceará. As atividades tiveram como propósito envolver a comunidade escolar em procedimentos de observação e monitoramento de eventos pluviométricos extremos; desenvolver conceitos e procedimentos relacionados à gestão de risco de desastre; e propiciar a criação de um plano de ação para efetivação da ERRD na escola e na comunidade. A metodologia assumiu uma perspectiva de caráter participativo (por envolver os(as) estudantes no reconhecimento dos problemas ambientais da comunidade, nas discussões sobre os riscos ambientais e nas proposições de intervenção; investigativo (por ter como suporte os procedimentos de pesquisa para construção do conhecimento escolar) e educativo (por destacar o conhecimento como um caminho de pensar a realidade, de sentir-se participante e agente de transformação). Percebeu-se com as atividades realizadas, que os(as) estudantes demonstraram envolvimento com a proposta dos “Detetives de Sinais e Monitoramento”, interesse pela temática abordada nas aulas ministradas, o reconhecimento da necessária conscientização das pessoas para ERRD e engajamento na contrução dos Geozines para disvulgação das formas de prevenção e ação frente aos riscos de desastres.
Referências
CARTAGENA. Sarah Marcela Chinchilla. Redução de riscos de desastres nas escolas. Florianópolis: CEPED UFSC, 2012. 10 p.
CEMADEN. Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Municípios monitorados, 2013. Disponível em: http://www2.cemaden.gov.br/municipios-monitorados-2/ Acesso em: 15 de novembro de 2021.
CPRM. Serviço Geológico do Brasil. Relatório Anual, 2014. Disponível em: https://www.cprm.gov.br/publique/media/informacao_publica/rel_anual_2014.pdf Acesso em: 23 de março de 2022.
LUNA, V. F. et al. Ocorrência de eventos de chuva extrema no período de 1974 – 2016 na cidade do Crato – CE. Disponível em: http://www.abclima.ggf.br/sbcg2018/site/anais/. Acesso: 10 de outubro de 2019.
Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS. Desastres Naturais e Saúde no Brasil (2a ed.). Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
SILVA, Antonio Marcos Gomes da. Geozine: narrando experiências. Revista Terceiro Incluído. Goiânia-GO, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/71362 , acessado em 07 de novembro de 2022.