PALEOPOST CARIRI: UMA PROPOSTA PARA DIFUSÃO DE CONTEÚDO CIENTÍFICO PALEONTOLÓGICO NAS REDES SOCIAIS
Palavras-chave:
Paleontologia do Cariri. Divulgação Científica. InstagramResumo
O Projeto de Extensão Paleopost Cariri tem o intuito de promover divulgação científica relacionada à paleontologia da região da Chapada do Araripe, ressaltando sua riqueza inestimável de patrimônio geológico e fossilífero, a qual ajuda a explicar o passado da região e do planeta. Dessa forma, o projeto busca promover o conhecimento científico paleontológico da região através de meio digital, por meio da rede social Instagram e conferências online, de forma que possa trazer a atenção do público em geral para a importância do patrimônio existente na Chapada do Araripe. Para maior aproximação da comunidade com o passado da região, promoveu-se atividades de educação e conscientização por meio de conferências online, entre palestras e minicursos abordando temáticas da paleontologia geral e local. As publicações tiveram um alcance estimado para mais de 1.200 pessoas no perfil do Instagram. Os eventos online contaram com a participação de centenas de estudantes e profissionais da área de estudo, com um total de 471 inscrições no geral. O projeto atingiu a parcialidade de seus objetivos, prezando pela realização de atividades online face às limitações impostas pelo contexto pandêmico da Covid-19 em 2020. A realização de eventos online se mostrou efetiva na medida em que proporcionou um alcance maior do que o esperado para eventos presenciais.
Referências
MANDER, Jason; KAVANAGH, Duncan. GlobalWebIndex’s flagship report on the latest
trends in social media. Disponível em: https://www.globalwebindex.com/reports/social2019. Acesso em 10 de novembro de 2020.
WAKKA, Wagner. Instagram bate marca de 1 bilhão de usuários ativos. Canaltech, 20 de
junho de 2018. Disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/instagram-bate-marcade-1-bilhao-de-usuarios-ativos-116344/. Acesso em 10 de novembro de 2020.