PRÁTICAS EXTENSIVAS PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA GEODIVERSIDADE E DO PATRIMÔNIO PALEONTOLÓGICO DO GEOPARK ARARIPE

UMA PROPOSTA DE ATUAÇÃO MULTIDIMENSIONAL PELO PROJETO “PALEOPOST CARIRI”

Autores

  • Rárisson Jardiel Santos Sampaio Universidade Regional do Cariri
  • Ednalva da Silva Santos Universidade Regional do Cariri
  • Evely Tayne da Silva Santos Universidade Regional do Cariri
  • Sandy Lauriano de Oliveira Universidade Regional do Cariri
  • Luana de Jesus Félix de Sousa Universidade Regional do Cariri
  • Rayury Shimizu de Macedo Universidade Regional do Cariri
  • Charles de Sousa Silva Universidade Regional do Cariri
  • Iuri Félix de Almeida Universidade Regional do Cariri
  • José Alves Rodrigues Júnior Universidade Regional do Cariri
  • José Thyalisson da Costa Silva Universidade Regional do Cariri
  • Kevin de Jesus Ferreira Universidade Regional do Cariri
  • Rodrigo de Sousa Rodrigues Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Geropatrimônio, Fósseis da Bacia do Araripe, Divulgação de Ciências

Resumo

O uso de ferramentas digitais para divulgação científica tem se popularizado nos últimos anos. A inclusão de meios digitais em práticas educativas se mostra uma maneira eficiente de difundir conhecimento. Assim, as redes sociais se tornam um espaço fértil para o desenvolvimento de iniciativas que visem a explorar o ambiente digital enquanto meio de comunicação da ciência. As geociências tmabém se beneficiam deste processo. Em territórios que apresentam geodiversidade e relevante patrimônio paleontológico, o desenvolvimento de práticas extensivas que aliam a integração de ferramentas digitais apresentam um potencial de conscientização do público geral acerca da relação científica e cultural presente nestas regiões. É nesta condição que o presente trabalho descreve a atuação do Projeto Paleopost Cariri, da Universidade Regional do Cariri, que visa a divulgação científica da geodiversidade e patrimônio cultural paleontológico do território do Geopark Araripe Mundial da Unesco. Utilizando-se de uma abordagem multidimensonal, o projeto estabelece um tripé de atuação fundamentado na capacitação de estudantes de graduação, integração da comunidade em atividades educativas externas e a divulgação de conteúdo científico nas redes sociais (especificamente no Instagram). Entende-se que os métodos de divulgação científica tradicionais precisam acompanhar as transformações da realidade. Dada a relevância da região onde o projeto emprega a sua abordagem, a Bacia do Araripe, a aproximação das comunidades com os elementos científicos do território pode se revelar uma maneira eficiente de estimular o interesse pela ciência ao mesmo tempo em que informa sobre a importância de conservar o geopatrimônio.

Biografia do Autor

Ednalva da Silva Santos, Universidade Regional do Cariri

Graduada, URCA, Licenciatura em Ciências Biológicas, Mestranda em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR/URCA).

Evely Tayne da Silva Santos, Universidade Regional do Cariri

Granduada, URCA, Licenciatura em Ciências Biológicas.

Sandy Lauriano de Oliveira, Universidade Regional do Cariri

Granduanda, URCA, Licenciatura em Ciências Biológicas.

Luana de Jesus Félix de Sousa, Universidade Regional do Cariri

Granduanda, URCA, Licenciatura em Ciências Biológicas.

Rayury Shimizu de Macedo, Universidade Regional do Cariri

Professor, Mestre em Bioprospecção Molecular (PPGDR/URCA), URCA, Departamento de Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Biológicas, Coordenador do Projeto Paleopost Cariri.

Charles de Sousa Silva, Universidade Regional do Cariri

Professor, Doutorando em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPG-SIS/UFC), Mestre em Bioprospecção Molecular e Biodiversidade (PPGDR/URCA), URCA, Departamento de Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Biológicas.

Iuri Félix de Almeida, Universidade Regional do Cariri

Granduado, URCA, Licenciatura em Ciências Biológicas.

José Alves Rodrigues Júnior, Universidade Regional do Cariri

Granduado, URCA, Licenciatura em Ciências Biológicas.

José Thyalisson da Costa Silva, Universidade Regional do Cariri

Granduando, URCA, Licenciatura em Ciências Biológicas.

Kevin de Jesus Ferreira, Universidade Regional do Cariri

Granduando, URCA, Licenciatura em Ciências Biológicas.

Rodrigo de Sousa Rodrigues, Universidade Regional do Cariri

Granduando, URCA, Licenciatura em Ciências Biológicas.

Referências

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Publicado

2023-10-17

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