FOTOPINTURA E ALTERIDADE:

Imagem diversa e plural

Authors

  • Érica Mariano Ribeiro Universidade Federal do Espirito Santo

Keywords:

Fotopintura, alteridade, reprodução, retrato.

Abstract

O presente artigo propõe analisar as representações fotográficas no âmbito da fotopintura. A partir desse método, refletiremos sobre a criação e ressignificação da imagem através da câmera fotográfica como máquina de reprodução técnica, até os desdobramentos da pós­fotografia. Analisando o conceito de alteridade em seu efeito de criar, onde o retratado e o retratista colocam­se no lugar do outro ou na pele desse “outro”, alternando a perspectiva própria com a alheia, quando a diferença entre aquilo que é “real” e aquilo que é imaginado se torna indiscernível. Acessaremos os campos da memória afetiva através da fotopintura, matriz diversa e plural, difundida por todas as direções possíveis no Nordeste brasileiro, e ressaltamos a importância da sua representação histórica como técnica de pintura e reminiscência, objetivando a sua importância no âmbito da criação artística na arte contemporânea.

Author Biography

Érica Mariano Ribeiro, Universidade Federal do Espirito Santo

Mestranda em História, Teoria e Crítica da Arte, pela Universidade Federal do Espírito Santo ­ UFES. Graduada em Fotografia pela Universidade Vila Velha ­ UVV. Licenciada em Letras/Inglês pela Universidade Regional do Cariri ­ URCA. Dedica­se permanentemente ao estudo da fotografia e suas linguagens. Seu trabalho busca a arte como expressão maior na captura dos momentos. Especial interesse pelo registro da cultura popular, patrimônio histórico­artístico e arquitetônico. Atua como fotógrafa, produtora cultural e filmaker. Está em constante contato com a literatura, cinema e em projetos relacionados a fotografia, arte e cultura.

Published

2022-09-14