JOGOS E PEDAGOGIAS DO TEATRO NA CENA E NA SALA DE AULA:

ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • MARIA LUIZA KERST URCA
  • Sávio Farias Urca- Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Pedagogias do Teatro, Jogos teatrais, Artista-docente

Resumo

Este trabalho abordou a importância dos Jogos dramáticos e teatrais nas Pedagogias do Teatro, tanto na perspectiva dos espaços cênicos e quanto das salas de aula. Os objetivos foram investigar, analisar e a refletir acerca de quais maneiras os jogos podem contribuir significativamente para a prática teatral de artistas-docentes em formação, proporcionando-lhes experiências criativas, espontâneas e significativas para o desenvolvimento de ações artístico-pedagógicas. Para tanto, ponderamos os estudos práticos e teóricos desenvolvidos no âmbito do componente curricular Pedagogias do Teatro I, que é ofertado para o primeiro semestre da Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). Diferentes abordagens de trabalho com os jogos foram apresentadas e experimentadas com vistas à ampliação do repertório corporal e vocal das discentes, o que, em nossa compreensão, gerou estímulos e possibilidades variadas para o empreendimento de ações artísticas e docentes.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Edição

Seção

Resumos expandidos Semana de Teatro