EM BUSCA DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE TEATRO

Autores

  • Mônica Vianna de Mello universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Pedagogia Teatral, Formação Docente, Movimento, Encontro.

Resumo

O projeto de pós-doutorado, A Professora Itinerante: trocas e aprendizagens em caminhos metodológicos, teve como objetivo geral, aprofundar conhecimento acerca de metodologias de ensino-aprendizagem das artes cênicas. Para viabilizar tal objetivo, uma metodologia dupla foi adotada, envolvendo por um lado entrevistas junto a docentes atuantes na educação básica com ensino de teatro e, por outro, a vivência de diferentes práticas teatrais. A pesquisa gerou um material rico acerca de experiências profissionais no campo da Pedagogia Teatral, no que se refere a metodologias de ensino e caminhos de formação, sobre os quais tenho me debruçado, tendo gerado, até o presente momento, artigo e compartilhamentos acadêmicos, que preparam o campo para ações de extensão visando a multiplicação de experiências.

Biografia do Autor

Mônica Vianna de Mello, universidade Regional do Cariri

Atriz e Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri-URCA, Crato, CE. Líder do Grupo de Pesquisa Pedagogias de Teatro no Cariri-PETECA. Coordenadora do Programa de Extensão Teatro na Comunidade. Atuou como Coordenadora do PIBID/Teatro na URCA de 2016 a 2018. Atuou de 2012 até 2015 como Professora e Coordenadora Pedagógica da Licenciatura em Teatro a Distância da Universidade de Brasília-UnB e também como professora substituta na UnB no curso presencial, em 2009 e 2013/2014. Desenvolveu projetos como colaboradora na área de audiovisual junto à HTRON Cinema e Vídeo. Integrou o coletivo Teatro do Instante como atriz e pesquisadora de 2009 a 2015, tendo atuado nos espetáculos "Pulsações" (2010/11), sob direção de Rita de Almeida Castro e "À Deriva", sob direção de Giselle Rodrigues. Ainda como atriz integrou a Companhia dos Novos no Teatro Vila Velha em Salvador-BA, tendo atuado nos espetáculos "Primeiro de Abril" sob direção de Gordo Neto e "A Geladeira"dirigido por Thomas Quillardet, entre outros. Coordenou o curso/treinamento "Improvisação por Princípios", como curso de extensão pela UnB em 2010/11 e o treinamento de ator "O Caminho do Ator Buscador" no Teatro Vila Velha em 2005. Possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (1999) e Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Brasília (1989) e Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2006 e 2011, respectivamente). Desenvolve pesquisa nas áreas de Pedagogia Teatral e Trabalho de atriz/ator.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Edição

Seção

Resumos expandidos Semana de Teatro